São Paulo

Decisões de campeonatos e jogos históricos: confira o retrospecto entre São Paulo e Atlético-MG

são paulo
São Paulo e Atlético-MG se enfrentaram pela Libertadores 2013. Foto: Divulgação

São Paulo e Atlético-MG se enfrentam mais uma vez nesta quinta-feira (03), no Mineirão, às 20h, em duelo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes já foram protagonistas de muitas decisões no futebol brasileiro. Aliás, quem não se lembra do confronto em que Ronaldinho Gaúcho, na malandragem, foi pedir água a Rogério Ceni e logo depois deu a assistência para o primeiro gol do Galo no confronto pela fase de grupos da Libertadores de 2013?

HISTÓRICO

O primeiro confronto entre os dois times foi em maio de 1967, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, considerado o Campeonato Brasileiro da época. Naquela ocasião, o Tricolor levou a melhor e venceu o Galo por 3 a 0.

O histórico de confrontos entre São Paulo e Atlético-MG é muito equilibrado: 28 vitórias para o lado alvinegro, 27 vitórias para o Tricolor, e 24 empates. O São Paulo marcou 106 gols, enquanto o Atlético anotou 91.

DECISÕES ENTRE SÃO PAULO E ATLÉTICO-MG

No ano de 1977, Atlético-MG e São Paulo decidiram o Campeonato Brasileiro nas penalidades. Com uma campanha impecável, o Galo chegou na final sem perder nenhuma partida durante o campeonato e com o mando de campo no Mineirão. Mas o Tricolor surpreendeu os mineiros e venceu nos pênaltis por 3 a 2. Foi o primeiro título brasileiro do São Paulo.

Depois disso, em 1978, as duas equipes entraram em campo para mais uma decisão: Torneio dos Campeões da Copa do Brasil. E quem levou a melhor foram os alvinegros, vencendo nos pênaltis por 4 a 2.

Os dois times só voltaram a se enfrentar numa final novamente em 1996, pela Copa Master Conmebol. Com dois gols de Almir e um de Valdir Bigode, o São Paulo conquistou o título do torneio.

LIBERTADORES

A história das duas equipes na Libertadores começou a ser escrita em 2013, quando, no sorteio, os dois clubes caíram no mesmo grupo. No jogo de ida, o Galo levou a melhor e venceu o São Paulo por 2 a 1, no Independência (jogo do episódio de Ronaldinho). E no jogo da volta, o Tricolor derrotou o Galo por 2 a 1, e se classificou para a próxima fase.

Como o Atlético tinha a melhor campanha da fase de grupos e o São Paulo a pior, as duas equipes voltaram a se enfrentar nas oitavas de final. Com enorme superioridade, o alvinegro venceu as duas partidas e se classificou para as quartas de final da Libertadores (ano em que a equipe mineira foi campeã).

Depois disso, no ano de 2016, mais um confronto pela Libertadores, dessa vez pelas quartas de final. Na partida de ida, o São Paulo venceu por 1 a 0, no Morumbi. E no jogo da volta, o Tricolor conseguiu segurar a pressão dos donos da casa, perdeu por 2 a 1, mas garantiu a classificação para a semifinal por conta do gol anotado fora de casa.

Para saber tudo sobre o SÃO PAULO, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo