Foi anunciado nesta quinta-feira (26) que o piloto Daniel Ricciardo não faz mais parte da equipe irmã da Red Bull Racing na Fórmula 1, a atual VCARB. Quem fica em seu lugar, ao menos até o fim da temporada, é Liam Lawson, piloto do programa júnior da Red Bull desde 2019.
Liam Lawson disputou cinco corridas ano passado pela AlphaTauri (atual VCARB), curiosamente substituindo o próprio Ricciardo por conta de uma lesão. Na época, ele marcou pontos em apenas uma corrida, em Singapura, e voltou a ser piloto reserva.
Agora, o novato é visto como uma aposta melhor do que Ricciardo para uma vaga futura na equipe principal. “É ótimo ver jovens talentos da família Red Bull darem o próximo passo. Estamos ansiosos para nos concentrarmos no resto da temporada juntos”, disse Laurent Mekies, diretor da RB, sobre a chegada de Liam Lawson. “Ele já conhece bem a equipe. Ele pilotou para nós na última temporada e lidou bem com circunstâncias difíceis, então será uma transição natural”, completou Mekies, dando as boas-vindas ao neozelandês.
Sobre a saída de Daniel Ricciardo, Laurent Mekies destacou a simpatia do piloto. “Daniel foi um verdadeiro cavalheiro dentro e fora da pista e nunca deixou de sorrir. Sentiremos sua falta, mas ele sempre ocupará um lugar especial na família Red Bull”, disse ele.
Mekies disse ainda que “todos aqui na VCARB gostariam de agradecer a Daniel por seu trabalho árduo nas duas últimas temporadas conosco. Ele trouxe muita experiência e talento para a equipe, com uma atitude fantástica, o que ajudou todos a se desenvolverem e a promoverem um espírito de equipe unido”.
Vale lembrar que na última corrida, no GP de Singapura, Daniel Ricciardo conquistou a melhor volta da prova, roubando de Lando Norris a possibilidade de ganhar um ponto extra. Assim, o australiano deu um excelente presente para a equipe que dias depois o dispensaria.