Com o gol marcado diante da Coreia do Sul, na última segunda-feira (05), o atacante Richarlison chegou a três gols marcados na Copa do Mundo do Qatar, um rendimento que faz o jogador resolver os problemas no ataque brasileiro nos últimos anos. Desde a aposentadoria de Ronaldo Fenômeno, o Brasil não tinha um atacante com uma média tão boa de gols em uma Copa do Mundo. Se voltar a balançar as redes no Qatar, Richarlison vai atingir o maior número de gols de um centroavante brasileiro desde 2002, na campanha do penta.
Nas últimas duas edições de Copa do Mundo (2018, na Rússia, e 2014, no Brasil), a Seleção Brasileira encontrou muitas dificuldades para ter um destaque de seu jogador de referência no ataque. Em 2014, Fred balançou as redes apenas uma vez, enquanto em 2018 Gabriel Jesus sequer marcou. Roberto Firmino foi o centroavante com o maior número de gols na ocasião, tendo balançado as redes em uma oportunidade.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Tanto em 2014 como em 2018, Neymar terminou a Copa do Mundo como o principal artilheiro do Brasil, mas o jogador jamais foi a grande referência no ataque como é Richarlison agora. No Mundial disputado em solo brasileiro, Neymar fez quatro gols, enquanto na Rússia, em 2018, balançou as redes mais duas vezes e dividiu a artilharia brasileira com Philippe Coutinho. A última vez em que um centroavante do Brasil fez mais de um gol na Copa do Mundo foi em 2010.
No Mundial disputado na África do Sul, coube a Luis Fabiano ser a referência ofensiva da Seleção Brasileira. Ao todo, o jogador marcou três gols em cinco jogos disputados. O número de bolas na rede é o mesmo de Richarlison o Qatar, ma o atual centroavante da seleção conseguiu o rendimento em três jogos disputados, superando a média do antigo centroavante. Em 2006, na Alemanha, Ronaldo também fez três gols em cinco jogos.
Deste modo, se Richarlison fizer pelo menos um gol na fase de quartas de final, quando a Seleção Brasileira enfrenta a Croácia, terá atingido o maior número de gols de um centroavante do Brasil desde a Copa do Mundo de 2002. Naquela campanha, que terminou com o pentacampeonato para a Seleção Brasileira, Ronaldo Fenômeno marcou oito gols, terminando também como o principal artilheiro de toda a Copa do Mundo.
Agora o feito cabe a Richarlison, que segue tentando superar recordes para ajudar o Brasil em mais uma conquista Mundial. Ainda distante do rendimento que Ronaldo conseguiu em 2002, Richarlison é a grande referência da Seleção Brasileira no Qatar e segue correspondendo as expectativas. O maior artilheiro do Brasil em uma só edição de Copa do Mundo foi Ademir de Menezes, que fez nove gols em seis jogos na Copa do Mundo de 1950.