Futebol Internacional

Roberto Mancini pede demissão e deixa comando técnico da Itália

Roberto Mancini pediu demissão da Itália (Claudio Villa/Getty Images)

Treinador comandou Squadra Azzurra em 2018, conquistou Eurocopa em 2021, mas não levou o clube à Copa do Mundo

Claudio Villa/Getty Images

Mudança no comando técnico da seleção da Itália e surpresa total. O treinador Roberto Mancini pediu demissão neste fim de semana e deixa o cargo. A informação foi confirmada pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) neste domingo (13). A saída ocorre pouco menos de um ano da realização da Eurocopa, a ser disputada na Alemanha entre junho e julho de 2024.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

A missão de Roberto Mancini era estender o trabalho de renovação a ponto de recolocar a seleção no topo do futebol mundial após duas eliminações seguidas na Copa do Mundo na primeira fase (2010 e 2014) e a não classificação ao Mundial disputado na Rússia em 2018. Contratado em maio de 2018, pôde viver no período de cinco anos momentos de total euforia como de imensa frustração.

Classificou a equipe com tranquilidade à Euro 2020, disputada em 2021, conquistou o título ao vencer a Inglaterra em Londres e recolocou o time no topo do Velho Continente, o que não ocorria desde 1968. Porém, vacilou no principal desafio. Nas Eliminatórias à Copa do Mundo no Qatar, fez campanha sólida durante boa parte, mas vacilou nos momentos finais, perdeu a liderança da chave para a Suíça e foi eliminada na repescagem pela Macedônia do Norte. Durante o período, foram 61 jogos, com 39 vitórias, 13 empates e nove derrotas.

A saída surpreende a todos, inclusive a direção da FIGC. A Federação tinha total confiança no trabalho e não pensou na troca de comando em nenhum momento, mesmo com a não classificação à Copa 2022. Tanto que, há dez dias, tinha elevado os poderes de Roberto Mancini ao promovê-lo como diretor técnico das categorias de base da Squadra Azzurra. Em nota, a entidade confirmou o pedido de demissão e afirmou que terá pressa para definir o novo substituto.

“A Federação Italiana de Futebol informa que tomou conhecimento da demissão de Roberto Mancini ao cargo de técnico da Seleção Italiana, recebida no final da última noite. Conclui-se, assim, uma página significativa na história da Azzurra, que começou em maio de 2018 e terminou com as finais da Uefa Nations League de 2023; com a vitória na Euro 2020 no meio, triunfo conquistado por um grupo em que todos conseguiram formar uma equipe. Tendo em conta os importantes e próximos compromissos para as Eliminatórias da Uefa Euro 2024 (10 e 12 de setembro contra Macedônia do Norte e Ucrânia), a FIGC anunciará o nome do novo comandante técnico da seleção nacional nos próximos dias”, disse a nota.

O sucessor de Roberto Mancini está entre dois nomes apontados como favoritos: Antonio Conte e Luciano Spalletti. Conte já comandou a seleção tetracampeã mundial entre 2014 e 2016 e está livre no mercado após sua saída do Tottenham no último mês de março. Spalletti comandou o Napoli na última temporada, reconduziu o time ao topo do calcio após 33 anos e tirou ano sabático, embora ainda tenha contrato com os partenopei. A Itália está no Grupo C das Eliminatórias, com três pontos, fora da zona de classificação direta, ainda que tenha vaga na repescagem garantida pelo desempenho na Uefa Nations League.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo