Uma das maiores revelações do Flamengo na década passada vai disputar a Série B1 do Campeonato Carioca. Conhecido como “Robinho da Gávea”, pelo seu porte físico semelhante ao craque que começou a carreira no Santos, e também por sua habilidade, William Amendoim vai defender o Duque de Caxias.
Willian Amendoim, hoje com 33 anos, fazia parte de uma geração muito badalada do Flamengo, mas que muitos jogadores eram tratados como joias, mas não vingaram, caso dos volantes Marcinho Pitbull e Vinícius Colombiano, os meias Renan Silva, Célio Junior, Vinícius Pacheco, Vander e Erick Flores, e os atacantes Paulo Sérgio, Bruno Mezenga e Fabiano Oliveira. Todos acabaram tendo suas carreiras em clubes menores ou no exterior, em mercados com visibilidade menor.
Na geração de William Amendoim, quem acabou ganhando mais destaque foram os goleiros Paulo Victor, hoje no Grêmio, Marcelo Lomba, que defende o Internacional, o atacante Kayke, que chegou a retornar ao Flamengo em 2015, e Renato Augusto, que se tornou jogador da seleção brasileira. Amendoim chega ao Duque de Caxias, um dos clubes que mais vem investindo na Série B1 do Campeonato Carioca.
Ele defendeu muitos clubes no Rio de Janeiro, como o Americano, Bangu, Bonsucesso, Canto do Rio, Carapebus, CFZ, Gonçalense, Madureira, Olaria e Portuguesa. Seu último clube foi o Capital-DF, quando ele defendeu a equipe no Campeonato Brasiliense até a paralisação das competições por conta da pandemia do Coronavírus.
A estreia do Duque de Caxias na Série B1 do Campeonato Carioca será contra o Rio São Paulo, que foi campeão da terceira divisão estadual no ano passado.