O principal jogador do Manchester City, Rodri foi mais um jogador a criticar o acúmulo de jogos no calendário do futebol europeu, o novo formato da Champions League fará as equipes disputarem mais dois jogos. O camisa 16 disse que existem chances dos jogadores entrarem em greve por conta do cenário atual.
– Na minha humilde opinião, acho que é demais. Nós ou alguém tem que cuidar da gente, porque somos os principais personagens deste esporte, ou negócio, ou seja lá como queira chamar. Nem tudo é dinheiro ou marketing, é também a qualidade do show. Quando estou descansado, jogo melhor. Se as pessoas quiserem ver um futebol melhor, precisamos descansar. Quando o número de jogos começar a aumentar, o desempenho e a qualidade diminuem – declarou durante a coletiva de imprensa.
Na atual temporada, a Uefa mudou o formato da fase de grupos da Champions League. Agora, a fase de grupos, com turno e returno em seis rodadas, será disputada em um formato de liga contra oito adversários diferentes. Fora isso, quem não se classificar de maneira direta irá para as oitavas de final terá que disputar um playoff.
Ele acredita que não exista um número ideal de jogos que deveriam ser disputados, mas descartou que seja razoável jogar de entre 60 até 70 partidas. Para ele, o ideal, é jogar de 40 até 50 partidas.
-Não sei o número exato. Pela minha experiência, posso dizer que 60 ou 70 (jogos por temporada)? Não. Entre 40 ou 50 é a quantidade de jogos em que um jogador pode atuar no mais alto nível. Depois, você cai porque é impossível sustentar o nível físico. Este ano podemos ir para 70, talvez 80. Depende de quão longe você for nas competições. Na minha humilde opinião, acho que é demais- disse Rodri.
De acordo com uma enquete feita com treinadores de alto desempenho em um estudo da Federação Internacional de Associações de Futebolistas Profissionais, os jogadores não deveriam jogar mais 55 jogos por temporada.
O Manchester City, de Rodri, fará sua estreia na Champions League nesta quarta-feira, diante da Inter de Milão, em casa. Na sequência da competição, os Citizens ainda vão enfrentar Slovan Bratislava, Sparta Praga, Sporting, Feyenoord, Juventus, PSG e Club Brugge.