A Roma anunciou nesta sexta-feira, a contratação do atacante ucraniano Artem Dovbyk, de 27 anos. Ele chega ao clube da capital italiana após ter sido o artilheiro da última La Liga pelo Girona, marcando 24 gols em 36 jogos da competição, e ajudou o clube da Catalunha a se classificar para a Champions League pela primeira vez em sua história.
Segundo a imprensa europeia, a negociação pelo centroavante pode custar até 38,5 milhões de euros (R$ 236,3 milhões), ele assinou com a Giallorossi um contrato válido por cinco temporadas, indo até o fim de 2029. Para contar com o jogador, a Roma venceu a disputa com o Atlético de Madrid pela sua contratação.
Na última temporada, Dovbyk ajudou o Girona a terminar a La Liga em terceiro lugar, com 81 pontos, quatro a menos do que o vice-líder Barcelona, e a 14 do campeão Real Madrid. Essa foi a melhor colocação da equipe em toda sua história na competição. O ucraniano foi importante na campanha, marcou 24 gols e deu oito assistências.
Ele se torna a terceira contratação da Roma nesta janela. Ele chega a capital italiana para substituir o belga Romelu Lukaku, que não teve seu empréstimo renovado.
No começo desta semana, a Giallorossi havia contrato o argentino Matìas Solé, de 21 anos, junto a Juventus. Antes disso, a equipe da capital italiana também havia contrato o meia Enzo Lee Fée, de 24 anos, que veio do Rennes.
Artem Dovbyk, foi revelado nas categorias de base do FC Dinipro, mas inicialmente não teve tantas oportunidades no time principal o que fez ele ser emprestado para ao futebol moldavo para defender o Bălți por três meses e em seu curto período de tempo ajudou a equipe a vencer a Copa Moldava.
Após isso, retornou ao Dnipro e chamou atenção na temporada 16/17 marcando seis gols na primeira divisão ucraniana.Com o rebaixamento do time que o revelou por crise financeira, Dovbyk ficou no clube após o rebaixamento e chamou atenção do marcando 12 gols em 13 jogos na segunda divisão.
Após isso foi para o Midtjylland, da Dinamarca, onde ficou pouco tempo e acabou emprestado para outro clube dinamarquês, o Sønderjyske. No entanto sua passagem pelo país não foi boa e retornou para o futebol ucraniano para defender o recém criado Dnipro-1. Na temporada 2022/2023, foi artilheiro do campeonato ucraniano com 24 gols. Isso chamou atenção do Girona, que contratou Dovbyk no atacante no verão de 2023 por sete milhões de euros.