Alegando uma melhor organização de sua pré-temporada, a Roma, da Itália, desistiu oficialmente de participar do Troféu Joan Gamper, tradicional torneio que abre uma nova temporada para o Barcelona. A disputa em jogo único aconteceria no próximo dia 06 de agosto e o Barça já havia comercializado alguns ingressos para o evento. Com a mudança de planos da Roma, o clube catalão ameaça entrar com uma ação judicial contra os italianos.
A diretoria do Barcelona escolheu a Roma para a disputa da taça pelo recente feito do clube italiano, que é dirigido pelo português José Mourinho. A Roma foi campeã da Conference League, torneio que teve o seu primeiro ano de disputa na última temporada. Além disso, a presença de Mourinho no comando da equipe também teve um peso positivo para o acerto do principal amistoso do Barcelona.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Em nota oficial, o clube catalão confirmou a desistência da Roma e garantiu que vai reembolsar todos os torcedores que já haviam adquirido ingressos para a partida. Além disso, o Barcelona também garantiu que a decisão de desistir do jogo partiu exclusivamente da Roma. Por esse motivo, o clube catalão ameaça entrar com uma ação judicial para cobrir danos e prejuízos.
Além da comercialização de ingressos, o Barcelona já havia preparado toda a divulgação do evento em suas redes sociais e também no próprio Camp Nou. Toda essa divulgação levou bastante tempo e dinheiro do Barça, que agora espera ser ressarcido pela Roma de alguma maneira. Agora, com a desistência da Roma, o Barcelona terá pouco mais de um mês para determinar o seu novo adversário no tradicional torneio.
O Troféu Joan Gamper marca a abertura de uma nova temporada para o Barcelona, que antes ainda fará uma série de amistosos visando as disputas em 2022/23. Durante o período de pré-temporada, estão previstos jogos contra Inter Miami, Real Madrid, Juventus e outros clubes dos Estados Unidos. A partida contra a Roma seria a última antes de entrar de vez em uma nova temporada, servindo também para a apresentação de novos jogadores à torcida.
Disputado desde 1966, o Troféu Joan Gamper é uma forma de homenagem ao membro fundador, jogador e posteriormente presidente do clube, Joan Gamper, considerado uma das figuras mais importantes da história do clube. A competição sempre acontece em jogo único no estádio Camp Nou. Clubes brasileiros como Flamengo, Vasco, Botafogo, Internacional, Santos e Chapecoense já foram convidados. O Barcelona não perde o torneio desde 2012, quando a Sampdoria, da Itália, ficou com a taça.