Cruzeiro

Pioneiro! Ronaldo apresenta projeto ‘Big Blue’ e lança evento do Cruzeiro no metaverso; saiba mais

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (25), em São Paulo e com transmissão simultânea em seu canal oficial no YouTube, o projeto “Big Blue”. Unindo futebol e tecnologia, a iniciativa, pioneira e inovadora, tem o objetivo de aproximar o torcedor do clube. Totalmente digital, aberto e gratuito, o evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro e contará com a participação de ídolos do clube, jogadores, jornalistas e influencers.

Todo o público interessado pode se cadastrar gratuitamente em bigblue.cruzeiro.com.br para ter acesso ao conteúdo. Para Ronaldo, essa é uma ação que aproximará ainda mais um dos maiores ativos do clube – a torcida – da própria instituição,

– Existe um potencial enorme de crescimento do futebol brasileiro no mundo online e o Cruzeiro sai à frente. Somos 9 milhões de torcedores espalhados pelo mundo e vamos desenvolver um novo conceito de se relacionar com esses fãs, através do digital.

Segundo o CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, uma série de recursos podem surgir essa iniciativa, já que o projeto visa também criar o “maior banco de dados de torcedores que o clube já teve”. Há retornos, conforme o executivo: produtos mais personalizados para a torcida.

– O objetivo principal do Big Blue, além de divulgar a marca, produtos e canais do Cruzeiro, é criar o maior banco de dados de torcedores que o Clube já teve. O torcedor do Cruzeiro é nosso maior patrimônio e entendendo melhor o perfil de quem acompanha o time, poderemos criar comunicações, ações e produtos mais personalizados para a Nação Azul.

Ainda, a ideia é a criação de uma nova plataforma digital, totalmente integrada com o aplicativo do Cruzeiro, recém-lançado. Alexandre Cobra, Secretário-Geral do Cruzeiro, explica que o “Big Blue” é parte integrante de uma “família geradora de dados”, em que todos os elementos conversam e se completam.

– Com essa iniciativa, queremos firmar o Cruzeiro no mapa mundial do futebol, mostrando sua relevância como pioneiro no universo digital. Aproximar o torcedor, oferecer uma experiência completamente diferente e ainda fomentar um banco de dados, é ditar novos rumos no esporte, tanto para os fãs, quanto para o Clube.

Metaverso

O “Cruzeiro Big Blue” é uma parceria entre o clube e a Transformação Digital, empresa líder em eventos digitais do Brasil. O Cruzeiro tem o objetivo de reunir a maior base digital de torcedores do mundo e, para isso, o time está utilizando alguns dos recursos mais imersivos do planeta para produção de conteúdo audiovisual. O Cruzeiro Big Blue será ambientado no “Planeta Big Blue”, um cenário extraterrestre que traz elementos bastante emblemáticos do time.

São quatro tecnologias de ponta, usadas nos maiores estúdios de cinema do mundo. O Pixotope é a mesma ferramenta de broadcast usada no final do Superbowl e na Fórmula 1. Dois tipos de câmera track mais usados por Hollywood, a NCAM e a RedSpy, também foram empregados no projeto. Toda essa estrutura funciona baseada em Unreal Engine, que é a maior plataforma de criação de games AAA do mundo (Fortnite, Gears of War, Final Fantasy, Kingdom Hearts, Batman: Arkham City, entre muitos outros). A iluminação é feita em Led RGB da APERTURE que, ligada ao PIXOTOPE, possibilita integrar a iluminação virtual ao mundo real, integrando nossos convidados ao planeta BIGBLUE.

– Preparamos uma grande festa tecnológica para o retorno do cabuloso, uma festa tão grande quanto a gigante torcida do Cruzeiro merece. É o início do metaverso do Cruzeiro. Nosso objetivo é criar uma experiência inesquecível, totalmente imersiva, aproximando ainda mais o torcedor do Clube, mesmo que em um ambiente digital. É um divisor de águas no futebol –, afirma Tiago Magnus, CEO da Transformação Digital.

Na parte de geração e análise de dados dos torcedores, a plataforma da Transformação Digital será capaz de integrar informações e hábitos de navegação, fazendo com que o time conheça seu público mais a fundo e de uma maneira individual.

Programação

O conteúdo é composto por 15 painéis. A transmissão acontecerá em um ambiente digital e interativo, responsivo também a plataformas móveis. Entre os mais de 70 convidados como speakers, haverá a participação de nomes da mídia, profissionais e jogadores do time, sócios, torcedores, artistas, parceiros comerciais e patrocinadores. Apesar da transmissão acontecer em horário pré-determinado, o conteúdo continuará disponível sob demanda até o dia 27 de novembro.

Grade de conteúdos:

16/11 (quarta-feira):

18h: Abertura Big Blue

Convidados: Ronaldo Nazário, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro Guilherme Benchimol, fundador e pres. executivo do Conselho de Administração da XP Inc. Fernando Musa, Fundador da David e CEO da Ogilvy Brasil João Adibe, Presidente e CEO do Grupo CIMED Samuel Rosa, músico e torcedor fanático do Cruzeiro Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro (mediador)

18h45: Esportes Eletrônicos: Cruzeiro e os games Convidados: Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro Fred Tannure, Diretor de Marketing da 00Nation Felipe Ribbe, cofundador da Socios.com Ninext, gamer e streamer Gaulês, streamer e youtuber Nicolle Merhy, gamer e streamer (mediador)

19h30: Negócios no Futebol/modelo SAF: o futuro da gestão no futebol brasileiro? Convidados: Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro Pedro Martins, Diretor Executivo de Futebol Pedro Mesquita, Head of Investment Banking, XP Inc Alexandre Cobra, Secretário-geral do Cruzeiro Raphael Vianna, Diretor Financeiro do Cruzeiro Erich Betting, jornalista, fundador da Máquina do Esporte (mediador)

20h: Grandes jogos e boas histórias – grandes ídolos cruzeirenses Convidados: Dirceu Lopes, ídolo do Cruzeiro Marcelo Ramos, ídolo do Cruzeiro Palhinha, ídolo do Cruzeiro Fabrício, ídolo do Cruzeiro Ari Aguiar, jornalista (mediador)

17/11 (quinta-feira):

18h: Retorno à Série A: do rebaixamento à elite Convidados: Paulo André – Direção de Futebol Cruzeiro e Valladolid; Paulo Pezzolano, técnico; Eduardo Brock, Capitão e jogador; Enrico Ambrogini, Chief Operating Officer; André Salles, editor-chefe do programa “Os Donos da Bola”, da Band (mediador)

18h30: Base Forte: a nova geração da Raposa Convidados: Roberto Braga, Diretor executivo categorias de base do clube; Fernando Seabra, Treinador do Sub-20; Wendel, técnico do Sub-14; Stênio Zanetti, jogador; Pollyanna Andrade, voz do Mineirão (mediadora)

19h: O Cruzeiro e as Redes Sociais Convidados: Rafael Cabral, goleiro do time; Jully Molina, Youtuber; Edu, atacante e xodó da torcida; Bia Arantes, atriz Bárbara Passos, influencer e streamer Hugão, apresentador (mediador)

20h: Copa do Mundo: Seleção Cruzeiro Convidados: Piazza, ídolo; Careca, ídolo do Cruzeiro; Ricardinho, ídolo; Gilberto, ídolo; Fernando Fernandes, jornalista e apresentador da Band/mediador

21h: Marketing e Comunicação: Como o Cruzeiro está se preparando para o futuro Convidados: Victor Rios, diretor de Comunicação do clube; Lenin Franco, diretor de Marketing; André Araújo, head de Marketing + Digital; Andre Monnerat, diretor de Negócios da FENG Otávio Pereira, co-CEO ODDZ Network Eduardo Baraldi, co-CEO ODDZ Network (mediador)

18/11 (sexta-feira):

18h: As Cabulosas: o avanço do futebol feminino Convidados: Kin Saito, diretora de futebol feminino do Cruzeiro; Rita Bove, jogadora da equipe feminina; Ana Luiza, jogadora; Carina Pereira, jornalista (mediadora)

18h30: Que jogo foi esse? História de grandes partidas Convidados: Nonato, ídolo; Alberto Rodrigues, narrador da rádio Itatiaia; Fernanda Hermsdorff, influencer e representante do Cruzeiro no Ge/Globo; Valdir Virjão, Influencer e criador do canal Cruzoeiro; Rafael Cabral, jogador; Thiago Valu, jornalista e repórter da Band (mediador)

19h30: Inovação na Indústria do Futebol Convidados: André Bolonhini, sócio da Bain & Company; Cláudio Macedo, CEO da W/Torre; Denis Caldeira, ex-Google, ex-Facebook, Diretor de Tecnologia da Trademark; Ricardo Dias, cofundador da Adventures; Nicola Calicchio, investidor e empreendedor; Igor Lopes, jornalista (mediador)

20h: Grandes Marcas/Marketing pós-pandemia Convidados: Fred Luz, managing director da Alvarez & Marçal; Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev; Robson Harada, CMGO do Mercado Bitcoin; Rafael Ugo, CMO da Volvo Cars Brasil; Patrícia Lopes, head de operações B2B e lojas parceiras/Netshoes; Rene Salviano, CEO da Heatmap Sports Marketing (mediador)

20h30: Legado Cruzeiro: paixão de pai para filho Convidados: Samuel e Juliano Rosa, pai e filho torcedores roxos; Samuel Venâncio, jornalista (mediador).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo