Lutas

Ronda Rousey revela em livro histórico de concussões na carreira: “Foi por isso que parei”

Ronda Rousey no Hall da Fama (Foto: Divulgação/Twitter Oficial UFC)

Considerada uma das maiores lutadoras de MMA na história do esporte, Ronda Rousey conheceu os altos e baixos da carreira nas lutas

Divulgação/Twitter Oficial UFC

Considerada uma das maiores lutadoras de MMA na história, Ronda Rousey conheceu os altos e baixos da carreira nas lutas, sendo campeã do UFC mas decidindo parar depois de duas difíceis derrotas para Holly Holm e Amanda Nunes. E outros motivos podem ter influído para que a americana se afastasse de vez do esporte.

A ex-lutadora lançará em breve um livro (‘Our Fight’, a ‘Nossa Luta’) no qual relata os percalços de sua carreira. Nele, decidiu revelar algo que jamais falou enquanto estava ativa nos esportes de combate: ter sofrido com várias concussões, que foram segundo a ‘Rowdy’ parte da justificativa de não voltar mais a lutar.

– Meu histórico de concussões, tive que manter isso em segredo durante todos estes anos, para que eu pudesse seguir competindo. Por isso que tive que parar – declarou Rousey em live no Instagram.

+ Para saber mais sobre o UFC, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Segundo a ex-campeã do UFC, os problemas com as concussões começaram quando ainda dedicava sua carreira ao judõ, esporte pelo qual foi medalhista olímpica, e que seguiram durante toda a sua carreira no MMA. Tanto que, para poder ser contratada e lutar em eventos do Ultimate, disse que escondeu ao máximo ter sofrido com estas para evitar ser vetada pelas comissões atléticas e médicos da entidade.

Além disto, o impacto dos seguidos traumas acabaram também no ato de se afastar das lutas depois da derrota para Holly Holm, em 2015. Após perder o cinturão para a rival, ‘Rowdy’ evitou ao máximo dar entrevistas e até mesmo sequer participou de atos promocionais para sua luta contra Amanda Nunes, tudo isto para não ter que abrir o jogo sobre o que enfrentava.

– Acho que aquela derrota impactou tanto que não pude falar sobre ela em artigos ou entrevistas ou algo do tipo, ou teria que haver muita filtragem sobre o que eu poderia dizer e o que as pessoas leriam. Muito disso teve a ver com as concussões que tive já desde o judô. Não podia falar sobre isso nem mesmo quando já estava no MMA. Porque eu me faria um ‘alvo’ e não me deixariam competir. A mesma coisa aconteceu na WWE, e lá existe uma história de concussões, e isso os deixaria em maus lençóis. Então, não poderia falar muito sobre isso – afirmou a ex-lutadora.

Depois de encerrar sua carreira no MMA, Ronda Rousey foi para o pro wrestling, onde se tornou estrela da WWE, principal organização da modalidade. Mas recentemente se afastou desta para se dedicar a outros trabalhos e à família.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo