O maior festival infantil de Rugby do Brasil foi realizado neste domingo (30) no Sesi de Guarulhos (SP). Com a participação de mais de 600 crianças de 6 a 14 anos, os jogos foram organizados para as categorias M8, M10, M12 e M14. Esta foi a primeira etapa do Festival Infantil Estadual, que concluirá em novembro.
Organizado pela SPRugby – Federação Paulista e patrocinado por Equipa Group e Dona Deola, o evento teve como objetivo aumentar a participação de jovens na modalidade. Dezesseis clubes de diversas cidades, incluindo São Paulo, Taubaté, Ilhabela, Piracicaba, Pindamonhangaba, Indaiatuba, São José, Jacareí e Campinas, participaram do festival.
Fernando Portugal, coordenador técnico da SPRugby, destacou a importância de investir na categoria de base para alcançar resultados esportivos diretos e disseminar a cultura do rugby.
”Estamos focados em fomentar o trabalho de rugby infantil dentro do estado e reconhecer as iniciativas que se dedicam ao esporte de base. Entendemos como federação que o investimento na categoria de base é o mais seguro e consistente se pensarmos em resultados esportivos diretos, ou na disseminação da cultura da modalidade”, explicou Fernando Portugal, coordenador técnico da SPRugby.
Gabriel Cacuro, coordenador das categorias de base do Pasteur Athletic Club, reforçou que o festival ajuda no desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, além de promover os valores do esporte.
“A gente está passando por um processo de desenvolvimento e crescimento das nossas categorias de base novamente, então estamos bem focados em desenvolver o M8, M10, M12, M14, que justamente é o foco desse festival”, contou Gabriel Cacuro, coordenador das categorias de base do Pasteur Athletic Club.
Marcelo Sansone, CEO da House of Rugby, destacou o volume histórico de participantes e a importância do evento para o rugby paulista e brasileiro.
“O volume de crianças e equipes foi algo histórico! Esse dia ficará marcado pela importância do evento para o Rugby Paulista e brasileiro. De fato, foi o maior festival infantil do Brasil. E isso renova a esperança do Rugby”, disse Marcelo Sansone, CEO da House of Rugby.
O Projeto Troféu Rugby Infantil do Estado de São Paulo premiará ao longo do ano as iniciativas de fomento à modalidade, com o clube campeão mantendo o troféu por um ano.
O festival incluiu meninos e meninas jogando juntos, com o apoio dos pais, mesmo com o frio de quase 10 graus no início do inverno.
A SP Rugby – Federação Paulista de Rugby, fundada em 2006, representa clubes e promove o rugby no Estado de São Paulo. A federação organiza seleções locais para campeonatos nacionais e fortalece as categorias de base, promovendo eventos e torneios para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.