Vasco

Saiba quem é Alexandre Mattos, perto de ser diretor de futebol do Vasco

Vasco da Gama está perto de anunciar a contratação do diretor de futebol Alexandre Mattos. Mattos passou pelo Palmeiras, Cruzeiro e Athletico-PR. Confira;

FOTO: DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS

Com a confirmação da participação do Vasco da Gama na próxima edição da Série A do Campeonato Brasileiro e a recente demissão de Paulo Bracks, o clube carioca está prontamente empenhado em preencher a vaga de diretor de futebol. O Cruz-Maltino está perto de anunciar a contratação de Alexandre Mattos. O diretor de futebol está em processo de buscar uma residência no Rio de Janeiro.

Alexandre Mattos destaca-se como um dos gestores esportivos mais notáveis do cenário futebolístico brasileiro. Iniciando sua trajetória no América-MG, alcançou o status de bicampeão brasileiro ao desempenhar o papel de diretor de futebol no Cruzeiro, nos anos de 2013 e 2014.

No ano subsequente, Mattos assumiu a direção no Palmeiras, tornando-se notório, entre outros feitos, pelo expressivo número de contratações – somando 25 reforços em seu primeiro ano. Após conquistar dois títulos brasileiros (em 2016 e 2018), sua jornada no Verdão chegou ao fim com a demissão em novembro de 2019.

Luiz Adriano, Mayke, Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, Marcos Rocha, Weverton, Deyverson, Felipe Melo, Luan e Dudu foram algumas das contratações por Alexandre Mattos, sendo eles jogadores importantíssimos nas campanhas das Libertadores, dos Brasileirões, da Copa do Brasil e de muitos outros títulos. A capacidade de contratação de Mattos impactou significativamente o desempenho e a competitividade das equipes que dirigiu.

Após uma passagem discreta pelo Atlético-MG e uma breve incursão no futebol norte-americano, ele retornou ao Brasil em 2022 para assumir o cargo de CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional no Athletico-PR.

Pelo Athletico-PR, Mattos fez ótimas vendas e contratações, reforçando o elenco com a aquisição do lateral-esquerdo Lucas Esquivel, do zagueiro Cacá, do volante Vidal e do meia Bruno Zapelli. Esquivel e Vidal já conquistaram seus lugares como titulares, demonstrando sua rápida adaptação, enquanto Cacá e Zapelli ainda prometem contribuir de maneira relevante ao time. Sendo Zapelli, uma das maiores promessas da Itália, do futebol argentino e a segunda maior contratação da história do time.

Para o Vasco, é de suma importância contar com um diretor de futebol que esteja constantemente em busca das melhores opções no mercado, possua uma visão aguçada e uma extensa rede de olheiros atentos. Um exemplo negativo desse cenário foi a gestão passada do diretor do Cruz-Maltino, Paulo Bracks, que recusou a contratação de Paulinho, artilheiro do Campeonato Brasileiro, alegando um valor elevado. No entanto, essa decisão acabou resultando na composição do time com jogadores que não tiveram impacto significativo e, ao mesmo tempo, representaram um custo maior para o clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo