Goiás

Saiba quem foi Adalberto Sabãozinho, lateral de um dos melhores times do Goiás de todos os tempos

Adalberto Sabãozinho (Foto: Divulgação)

Adalberto Sabãozinho, lateral esquerdo do lendário time de 1983.

Adalberto Sabãozinho (Foto: Divulgação)

Adalberto dos Santos, mais conhecido como Sabãozinho, nasceu no dia 07 de maio de 1961, em Goiânia. Morador do bairro Pedro Ludovico, Sabãozinho, que ganhou esse apelido por ser “escorregadio” em campo, começou logo cedo sua jornada no Goiás, em 1971 ingressou nas categorias de base do time esmeraldino jogando como centroavante.

            Para jogar nas categorias de base do Verdão era necessário a assinatura do responsável de Sabãozinho, mas o seu pai torcia para o grande rival, o Vila Nova, e inicialmente não permitiu que Adalberto jogasse. Entretanto, acabou cedendo após um tempo.

            Sabãozinho jogou durante toda a sua carreira no Goiás, desde a categoria “Tampinha” até o profissional. O jogador estreou profissionalmente na partida fora de casa contra o Atlético Mineiro no dia 23 de setembro de 1979, jogo válido pelo grupo H do Campeonato Brasileiro.

            Adalberto era um coringa do time, jogava em várias posições. Inicialmente jogou como meia no time profissional, mas foi como lateral-esquerdo que teve destaque. Sabãozinho integrou o lendário time de 1983, que foi o primeiro time do Goiás a ter destaque nacional, quando ficou em 5º lugar no Campeonato Brasileiro.

            Esse time de 1983 era formado majoritariamente por “Pratas da Casa”, ou seja, jogadores formados na base do Verdão. Além do Sabãozinho, outros seis jogadores também vieram da base. O time titular era Edison no gol, Zé Teodoro, Gilson Jáder, Marcelo e Adalberto Sabãozinho formavam a linha de defesa, Carlos Alberto, Luvanor, Nei e Washington no meio campo e a dupla de ataque era formada por Cacau e Braz. No banco de reserva desse grande time ainda tinha Bill e Dadá Maravilha, que integrou a seleção brasileira tricampeã do mundo.

            Adalberto faleceu no último sábado (09) aos 62 anos. O ex-jogador tratava de um câncer no fígado. Nas suas redes sociais o Goiás lamentou o seu falecimento:

“É com muito pesar que o Goiás Esporte Clube lamenta o falecimento do seu ex-jogador histórico Adalberto do Santos, o Sabãozinho, que ocorreu neste sábado (9).

Adalberto foi uma figura marcante no Esmeraldino. Chegou no clube na base em 1971 e conquistou títulos em todas as categorias no Verdão, desde a formação ao profissional.

O lateral-esquerdo ficou marcado por muitas assistências e dribles desconcertantes, que ficarão eternamente vivos na memória do torcedor Esmeraldino.”

Para saber tudo sobre o Goiás, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo