A vitória contra o São Paulo ontem por 1 a 0 no Morumbis evidenciou muito mais que a pontuação do Peixe, líder geral do Campeonato Paulista com 19 pontos.
Historicamente, mesmo em suas melhores fases, ou o Santos tinha uma defesa forte mas um ataque fraco ou o inverso, ataque arrasador mas a defesa nem tanto porém os números do time em 2024 são relevantes.
A começar pela defesa que levou apenas cinco gols em oito partidas, a média de 0.62 gol por jogo é a menor do campeonato o que deixa o time como a melhor defesa do Paulistão até aqui, cenário bem diferente do time que levava gols em quase todos os jogos de 2023 e goleadas vexatórias que mancharam a história da equipe.
Apenas Palmeiras e Novorizontino levaram o mesmo número de gols porém com menos jogos que o Santos o que deixa a média santista menor e líder do quesito nesta fase do Paulistão.
Em alguns anos o Santos teve defesas muito coesas e fortes e quase sempre coincidiam com ataques fracos dando um desequilíbrio que dificilmente torna o time vencedor. A equipe de Carille, que tem a excelente média de 0.62 gol sofrido tem o 2º melhor ataque do campeonato com 12 gols marcados.
A média de 1.50 gols feitos é a terceira do Campeonato Paulista atrás somente do Palmeiras, 2º colocado no ataque com 1.66 de média e o Mirassol, líder tanto em gols absolutos (14) como média (1.75).
Por fim o dado que comprova o equilíbrio e boa fase entre os setores do Peixe é o saldo de gols, também o melhor do campeonato. Os sete gols positivos que o time possui é superior ao saldo de todas as 16 equipes do estadual.
São números impressionantes já que o Santos fez os três clássicos, dois deles fora de casa e o padrão de jogo do time, defesa sólida com ataque agressivo não se alterou, outra problema grave de outros anos onde o time se sobressaia somente na Vila Belmiro.
Para saber tudo sobre o Santos siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.