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São Paulo adia lançamento de criptoativo por ‘grande interesse’

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O São Paulo adiou o lançamento do seu Fan Token, parceria com a Socios.com e que se chamará $SPFC. A moeda digital tinha previsão de chegar dia 3 de novembro ao mercado, mas para explicar melhor aos torcedores, o clube decidiu postergar a abertura para o dia 9 do mesmo mês.

A parceria foi anunciada oficialmente na primeira semana de outubro, seguindo os passos de outros times brasileiros, que já estão na plataforma, como Corinthians, Atlético-MG e Flamengo. O Fan Token é um ativo digital, que dá ao seu detentor o diversas recompensas, como a possibilidade de votar em assuntos do clube e resgatar experiências, como uma partida no estádio ou um acesso VIP em dia de jogo.

O Token não é considerado por especialistas como um investimento financeiro e sim emocional, muito similar ao sócio-torcedor. No entanto, o ativo pode valorizar de acordo com a demanda por ele no mercado secundário. Tokens como do Barcelona e do PSG valem muito além do seu preço inicial, as duas moedas são negociadas no mercado secundário por cerca de seis vezes seu valor inicial. Entre as recompensas de ambas, os torcedores podem escolher as músicas que tocam no estádio, mensagens nas braçadeiras dos capitães, camisas autografadas, encontros com ídolos e até jogar no Camp Nou, por exemplo.

Na abertura de mercado, assim como com outras equipes, o São Paulo deve disponibilizar um número limitado de Tokens, entre 850 mil e 1,5 milhão de unidades, com limites de compra por usuário e com o preço inicial de US$ 2. Corinthians e Atlético-MG esgotaram as 850 mil unidades em poucas horas, recebendo quase R$ 5 milhões cada. O Flamengo vendeu 1,5 milhão de unidades na abertura do mercado, com um estoque maior, o rubro-negro recebeu quase R$ 10 milhões em um primeiro momento.

A valorização do Token posteriormente, no entanto, está diretamente relacionada com as experiências que o clube irá disponibilizar ao seu torcedor através do ativo digital.

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