O São Paulo anunciou neste sábado (29) a contratação do meia colombiano James Rodríguez. O atleta de 32 anos foi destaque da seleção da Colômbia na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, além de ter passagens por grandes clubes da Europa como Porto, Real Madrid e Bayern de Munique. Chega ao Tricolor com contrato de dois anos e um salário de aproximadamente R$ 960 mil, incluindo luvas, segundo afirmação do jornalista André Hernán.
A notícia de que o clube do Morumbi se aproximava de um acerto com James vieram à público na última quarta-feira (26) e, no mesmo dia, foi informado o acordo entre as partes, gerando grande euforia na torcida são-paulina. Um dos trunfos do São Paulo para a contratação foi a amizade de James com o lateral-direito Rafinha, pois ambos jogaram juntos no Bayern e o capitão do Tricolor ajudou a convencer o meia a vir para o Brasil.
A diretoria do São Paulo já corre para regularizar o jogador no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e inscrevê-lo na Copa do Brasil, para que possa reforçar o Tricolor na partida de volta da semifinal, no Morumbi, contra o Corinthians, na qual o time de Dorival Júnior precisa reverter a derrota por um gol de diferença sofrida na ida, fora de casa.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
TRAJETÓRIA DE JAMES RODRÍGUEZ NO FUTEBOL
James Rodríguez estava sem clube desde que deixou o Olympiacos, da Grécia, em abril deste ano, o que facilitou as negociações com o São Paulo. O jogador começou sua trajetória no futebol no Envigado, da Colômbia, em 2006, quando tinha 15 anos.
Em 2008, se transferiu para o Banfield, da Argentina, onde teve passagem de destaque e ajudou o clube a conquistar o Campeonato Argentino pela primeira vez na história. Em 2010, seguiu para o Porto, de Portugal, onde vestiu a camisa 10 e conquistou seu primeiro título europeu: a UEFA Europa League, da temporada 2010-2011.
Foi vendido ao Mônaco, da França, em 2013 e, após ser o principal jogador da seleção colombiana na Copa do Mundo de 2014, se juntou ao poderoso Real Madrid, da Espanha. Porém, apesar de ter feito parte de um elenco vencedor, não conseguiu se firmar no clube merengue e foi emprestado ao Bayern de Munique, em 2017.
No futebol alemão, James permaneceu por duas temporadas e voltou ao Real, mas foi vendido pouco tempo depois ao Everton, da Inglaterra, onde também não viveu boa fase e se transferiu para o Al-Rayann, da Arábia Saudita, em 2021. Foi repassado ao Olympiacos um ano depois e permaneceu no futebol grego até abril de 2023, quando rescindiu contrato em comum acordo com a diretoria.
Ao todo, James Rodríguez acumula 543 jogos disputados em sua carreira, marcou 146 gols e deu 172 assistências. Conquistou a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo de 2014, ano em que também venceu o Prêmio Púskas, por um golaço contra o Uruguai, nas oitavas de final do mundial.