Invicto no Brasileirão da categoria, o sub-20 do São Paulo, comandado por Alex, estreia nesta quarta-feira, dia 4, pelo Paulistão sub-20, em confrtonto contra o Osasco Audax, em Cotia.
No Brasileirão, o tricolor é líder isolado da competição com 23 pontos. Em nove rodadas, o São Paulo somou sete vitórias e dois empates, tem o melhor ataque do torneio com 19 gols marcados e também a melhor defesa, com apenas seis gols sofridos, empatado com o Vasco da Gama.
Pelo Paulistão, os confrontos prometem ser bem diferentes. Com 54 equipes na disputa, o estadual tem um nível técnico inferior ao do Brasileirão e o São Paulo deve utilizar garotos mais jovens e equipes alternativas, dando rodagem para outros talentos nos muitos jogos do estadual, que só termina no dia 22 de dezembro.
Ao todo, o clube que chegar na final do Paulistão terá 24 jogos na competição: dez na 1ª fase, seis na 2ª fase e oito nas fases eliminatórias, dois em cada uma, oitavas, quartas, semi e final.
O técnico Alex falou ao site oficial do São Paulo sobre a possibilidade de trazer um elenco mais jovem:
– Nossa expectativa para esse torneio é a melhor possível. Pretendemos usar meninos mais jovens, os nascidos em 2004 e 2005, rodar muito os jogadores devido ao número grande de jogos. Mas sempre com a ideia de ter uma equipe forte e competitiva, atrás do título que é o que pede a história de um clube gigante como o São Paulo.
A geração 2004 e 2005 acabou de ser eliminada no Brasileiro sub-17, ao perder por 2 a 1 para o Flamengo, na semifinal da competição. A partida teve muita polêmica, em especial por um gol legítimo do São Paulo, anulado ainda na primeira etapa, que deixaria o placar em 2 a 0 para o tricolor paulista.
+ Joia da base do São Paulo está na mira da Seleção Portuguesa
+ Juan é o artilheiro de Alex no sub-20
Entre os nomes do time 2004 que podem se destacar no Paulistão, está Caio Matheus, que foi artilheiro do time no Brasileirão sub-17 com nove gols. Ele acabou desfalcando o São Paulo na eliminação, pois estava cumprindo suspensão automática.
O jovem é uma das maiores promessas do ataque tricolor e mesmo no ano passado, quando ainda tinha 16 anos, já tinha sido artilheiro do time na campanha do Brasileirão da categoria, mas com cinco gols. Ele também se destacou nos títulos da Copa do Brasil e da Supercopa sub-17.
Outro nome que chama muita atenção é o meia Rodriguinho, também 2004 e que é o maestro da equipe. Drible curto, velocidade e visão de jogo são as características que destacam o futebol inteligente do meia tricolor, que gera muita expectativa em Cotia e muito cuidado, já que sofreu com lesões nas últimas temporadas.
O ataque do São Paulo sub-17 foi um dos destaques do torneio, com 29 gols marcados, atrás apenas de Palmeiras e Flamengo. Outros nomes que devem aparecer constantemente no setor ofensivo do time de Alex são: o meia-atacante Luizinho e o meia Mateus Amaral. Na defesa o zagueiro Ythallo e o volante Negrucci são nomes praticamente certos também no time titular.
Entre os 2005 devemos ter menos nomes, mas é difícil imaginar que Alex não vai usar jogadores como o ponta Newerton, um dos principais destaques do São Paulo sub-17 e o zagueiro Andrade, que vem sendo preparado como uma grande promessa da posição.
Muitos outros nomes 2004 devem aparecer, em especial os que foram titulares no sub-17, como os laterais Kayque Ryann, João Douglas Piauí, João Moreira, que inclusive está cotado para uma convocação a Seleção de base de Portugal.
No Grupo 7 do Paulistão sub-20, o São Paulo terá confrontos contra São Bento, de Sorocaba, Oeste, de Barueri, Sport Brasil, de Embu das Artes e também contra os dois times de Osasco, Grêmi Esportivo e Audax.