Campeonato Brasileiro

São Paulo e Corinthians vão equilibrados para clássico no domingo; veja números

Foto: Rubens Chiri/SPFC

Por Gabriella Brizotti e Guilherme Ramos

Neste domingo (30), às 11h (horário de Brasília), o São Paulo recebe o Corinthians para o clássico no Morumbi, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor está embalado pelas vitórias contra Sport e Athletico Paranaense, o alvinegro vem de vitória e empate, contra Coritiba e Fortaleza, respectivamente. O Corinthians está em 12º lugar na tabela com cinco pontos, enquanto o São Paulo se encontra na terceira posição, com dez.

Apesar das diferenças na tabela, o que marca esse majestoso, entretanto, é o equilíbrio. Com diferentes desempenhos pré-pandemia, São Paulo e Corinthians se encontram muito equiparados no momento. São estilos de jogo parecidos, com foco na retenção da bola e o progresso com a mesma desde o primeiro terço e, por isso, alguns números tendem a ser bem parecidos. Por dados levantados pelo SofaScore no Brasileirão, é possível ver que as duas equipes estão sempre juntas estatisticamente.

NÚMEROS NÃO MENTEM…

Com dois treinadores da chamada “nova geração”, São Paulo e Corinthians acabam por ocupar lugares próximos em alguns quesitos. A ênfase na posse os colocam entre os cinco melhores da categoria: o São Paulo é o quarto time que mais tem a bola no campeonato (56.2%) e o Corinthians, o quinto (54.8%). Além disso, mostram eficiência na sua manutenção, com alto número de passes certos. São, na verdade, dois dos quatro maiores passadores – o Tricolor em terceiro, com 472 passes certos por jogo, e o Timão o quarto, com 464.

Em cinco jogos disputados, o São Paulo marcou cinco gols e teve oito grandes chances criadas. O Corinthians por sua vez, com quatro partidas, marcou seis gols com sete grandes chances. Apesar dos números parecidos, o alvinegro soube aproveitar melhor as oportunidades. Em finalizações, os dados também são parecidos: o time do Morumbi está em quarto lugar (11.4), já a equipe de Itaquera assume a vice-liderança de chutes a gol (12). Em relação a jogadores, outra semelhança – enquanto Pablo finaliza cerca de 2.6 vezes por jogo, Jô chega a 2.8 em cada partida. 

É certo que nem São Paulo e nem Corinthians arriscam tanto em dribles. Luciano, que chegou a pouco tempo no Tricolor, tem arriscado algumas vezes, mas é pouco comparado a outros times. Os comandados de Diniz assumem a 19º posição dentre os times com mais dribles sucedidos por jogo, com média de 7.2. Já os jogadores de Tiago Nunes ficam ainda abaixo e são os lanternas no quesito, com média de 6.3.

… E TAMBÉM NÃO ESCONDEM NADA

É verdade que são dois times muito parecidos, como evidenciado pelos dados. Ainda assim, não só de semelhanças vive o Majestoso. Mesmo com propostas que, no papel, se equiparam, São Paulo e Corinthians têm diferenças em vários aspectos do jogo. O alvinegro é mais conservador e conta com jogadores mais defensivos que o Tricolor no time titular. Os números individuais mostram isso: dentre os 50 jogadores com mais interceptações por jogo no Brasileirão, o Corinthians tem três (Sidcley em oitavo, Danilo Avelar em 23° e Gabriel em 46°), o São Paulo, nenhum.

E os estilos de jogo começam a se distanciar se analisados outros fatores estatísticos. O time de Fernando Diniz é mais incisivo com a bola, o que lhe rende mais erros ao longo da partida. Por isso, tem Reinaldo (3°) e Daniel Alves (11°) como líderes de perda de posse por jogo. O Corinthians, por sua vez, só conta com Araos (29°) no top-50 deste quesito. E com mais agressividade no ataque durante o jogo, é difícil ver os são-paulinos roubando a bola. O primeiro a aparecer na lista de jogadores com mais desarmes por jogo é Igor Vinícius, em 26°. O volante corintiano Gabriel, por exemplo, é o sétimo no fundamento.

Os goleiros também entram nessa lista de diferenças. Se por um lado o São Paulo tem Tiago Volpi, o Corinthians conta com o experiente Cássio em sua meta. O goleiro do alvinegro é líder em defesas no campeonato, com média de 5.5 defesas por jogo. Já o arqueiro tricolor aparece na 11º posição, com média de 2.4. Apesar disso, é o São Paulo quem levou menos gols neste início de Brasileirão, tendo sua rede balançada apenas em duas das cinco partidas. O Timão por sua vez, viu sua meta atingida em três dos quatro jogos disputados.

MAS NEM SÓ DE NÚMEROS VIVE O CONFRONTO

Apesar das semelhanças e diferenças, São Paulo e Corinthians se encontram pela segunda vez em 2020. O primeiro confronto do ano aconteceu pela fase de grupos do Campeonato Paulista e terminou empatado em 0 a 0. Para a partida deste domingo, o Tricolor não contará com Daniel Alves, que fraturou o braço na partida contra o Athletico, e nem com Reinaldo, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Vitor Bueno que se recupera de lesão e tornou-se dúvida durante a semana, já Luciano, que saiu com dores após a última partida, deve estar a disposição. Tiago Nunes, por sua vez, terá todos os jogadores a sua disposição para o clássico e não terá desfalques. A dúvida é o volante Gabriel, que ficou no banco na partida contra o Fortaleza e, segundo os treinos realizados durante a semana, também deve iniciar na reserva neste Majestoso.

Com isso, Fernando Diniz deve escalar: Tiago Volpi; Igor Vinicius, Diego, Bruno Alves e Léo; Tchê Tchê, Hernanes, Gabriel Sara e Paulinho Boia; Luciano e Pablo.

Já o Corinthians deve ir a campo com: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Éderson (Gabriel), Cantillo, Ramiro, Araos (Luan) e Léo Natel; Jô.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo