O São Paulo foi a campo na última quinta-feira (24), para enfrentar a LDU em Quito, Equador, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O jogo foi extremamente complicado para o Tricolor, em um primeiro tempo irreconhecível, o São Paulo saiu derrotado pelo placar de 2 a 1.
Vendo o placar sem ter acompanhado a partida pode enganar facilmente um entusiasta do futebol, a LDU teve diversas chances de matar o confronto nos primeiros 45 minutos de partida, graças às grandes defesas de Rafael e a falta de sorte dos atacantes equatorianos o placar não foi maior.
Apesar da derrota e do desempenho preocupante, o Tricolor teve uma novidade durante a partida: o quadrado mágico apareceu pela primeira vez no esquema de Dorival Júnior. Trata-se da junção de Calleri, Luciano, Lucas Moura e James Rodríguez.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Novo quarteto à vista no São Paulo?
Para os torcedores do São Paulo, é impossível olhar os nomes dos quatro grandes nomes do ataque Tricolor e não lembrar da temporada de 2014, época em que o clube contava com outro quadrado mágico: Kaká, Ganso, Pato e Alan Kardec.
Na ocasião, o São Paulo começou o ano com o pé esquerdo, eliminações precoces nas quartas de final do Paulistão para o Penapolense e na terceira fase da Copa do Brasil para o Bragantino. O ano do Tricolor já parecia estar encaminhado para uma luta contra o rebaixamento, no entanto as chegadas dos nomes acima mudaram os rumos da temporada do Soberano.
O São Paulo encerrou a temporada de 2014 com o vice-campeonato do Brasileirão e com a queda na semifinal da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, que se classificou nos pênaltis para a grande decisão.
Os anseios no final da temporada acabaram deixando o gostinho de que, se o quarteto mágico tivesse mais tempo, poderia ser campeão. Essa expectativa pode ter voltado para a torcida Tricolor após as chegadas de Lucas Moura e James Rodríguez no elenco atual.
Os quatro jogadores juntos podem funcionar?
Apesar das situações parecidas, o quarteto de 2014 é completamente diferente do atual. O grupo liderado por Kaká tinha características diferentes, enquanto Ganso e Kaká assumiam o papel de controle de bola e criar jogadas, Pato e Alan Kardec tinham características goleadoras, então a junção dos quatro jogadores se encaixavam perfeitamente.
O quadrado mágico atual do São Paulo é diferente, Calleri possui as características de camisa 9, no entanto, Luciano, James Rodríguez e Lucas Moura atuam na posição de “camisa 10” já que suas características são parecidas, e isso pode gerar conflitos no esquema tático.
Na partida contra a LDU, Dorival Júnior acabou montando um esquema com os quatro atletas em busca de diminuir o placar. As mudanças acabaram surtindo efeito, gol de Lucas Moura com assistência de Luciano.
Após o gol, o São Paulo teve muito volume para empatar a partida, mas acabou não conseguindo encontrar a chance de marcar o segundo gol. Apesar disso, os quatro jogadores juntos chamaram a atenção da torcida, que deve esperar por mais partidas com o quadrado mágico em campo.
Resta saber se Dorival Júnior manterá seu pensamento de que os quatro atletas não podem jogar juntos, ou se ele irá se desdobrar mais uma vez e montar um esquema que pode entrar para a história do São Paulo.