Copa do Brasil

São Paulo e Flamengo fazem duelo de distintos na história da Copa do Brasil

A taça tão cobiçada por São Paulo e Flamengo (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Tricolor e Rubro-Negro possuem relações diferentes com o torneio historicamente

Foto: Buda Mendes/Getty Images

A finalíssima da Copa do Brasil de 2023 reúne dois grandes clubes do futebol brasileiro: São Paulo e Flamengo. Os times, no entanto, possuem relação diferente com a competição em suas histórias. Por um lado, o Tricolor, que nunca conquistou uma edição, disputa apenas a sua segunda final do torneio. Pelo outro, o Flamengo, tetracampeão, joga a nona decisão.

+ Flamengo gasta em reforços o que o São Paulo sonha em poder investir

+ Gabigol ‘invade’ coletiva de Dorival para mandar beijo ao técnico

RETROSPECTOS DISTINTOS NA COPA DO BRASIL

Atrás apenas de Cruzeiro e Grêmio no número de títulos de Copa do Brasil, o Flamengo, que é o atual campeão e saiu atrás do São Paulo no primeiro jogo da final, possui um aproveitamento de 50% em decisões. Até aqui, ganhou quatro em oito disputadas, sendo apenas uma conquista em finais decididas fora do Rio de Janeiro, assim como será na atual edição.

Já o São Paulo, não possui a mesma intimidade com finais do torneio. Em toda a sua história centenária e campeã, o Tricolor chegou apenas a uma decisão, em 2000, quando acabou sendo derrotado pelo Cruzeiro e ficando com o vice-campeonato. Na edição, os times empataram sem gols na ida e na volta o time mineiro bateu o paulista por 2 a 1 com gol nos últimos minutos.

RUBRO-NEGRO EM FINAIS

1990 – O PRIMEIRO TÍTULO

O único título de Copa do Brasil do Flamengo longe de seus domínios foi, inclusive, o primeiro. Na ocasião, em 1990, o Rubro-Negro venceu o Goiás na partida de ida por 1 a 0, no Estádio Helenão, em Juiz de Fora, e empatou a volta em 0 a 0, no Serra Dourada. O único gol do placar agregado foi marcado por Fernando, zagueiro que, inclusive, foi expulso no primeiro jogo.

1997 E O PRIMEIRO VICE

Sete anos depois da primeira conquista, o Flamengo voltou a disputar uma decisão de Copa do Brasil. O Rubro-Negro, no entanto, não teve o mesmo sucesso. Enfrentou o Grêmio e empatou os dois jogos: 0 a 0 na ida, no Olímpico, e 2 a 2, no Maracanã, na volta. Por ter marcado gols fora de casa, o Imortal levou a melhor e conquistou o tricampeonato.

2003 – CRUZEIRO DÁ O PRIMEIRO PASSO COMO ALGOZ

O segundo vice veio para mais um grande campeão do torneio, desta vez o Cruzeiro. Com Alex protagonista, o Cabuloso conseguiu empatar a ida em 1 a 1, no Rio de Janeiro, e venceu a volta por 3 a 1, no Mineirão. Destaque para o gol de letra do camisa 10 cruzeirense, que marcou o título e calou mais de 70 mil flamenguistas presentes no Maracanã.

2004 – O VEXAME

Vice de forma consecutiva. Desta vez para o Santo André, em uma das maiores vergonhas da história do Flamengo. Ficou no 2 a 2 na primeira partida, no Palestra Itália, mas conseguiu ser derrotado por 2 a 0 dentro do Maracanã pelo time paulista, que na época disputava a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

2006 – BI EM CIMA DO RIVAL

Em compensação, o título em 2006 teve um sabor especial. Campeão em cima do Vasco, com duas vitórias em dois jogos com o Maracanã lotado. No primeiro, mando rubro-negro: 2 a 0 com gols de Obina e Luizão. Na volta, com o Cruzmaltino como mandante, o Fla venceu por 1 a 0 com tento de Juan, que acertou um chute cruzado e rasteiro de raríssima felicidade para concretizar o título.

2013 – CAMPEÃO E INÍCIO DE UMA NOVA ERA

O ano marcou o início da Era Bandeira de Mello, que pretendia enxugar custos e reformular o Flamengo. Mesmo com um time mais modesto, o Rubro-Negro conseguiu ser campeão, passando inclusive pelo Cruzeiro, principal time do ano. Na final, bateu o Athletico. Empate em 1 a 1 na ida, na Vila Capanema, e vitória por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Elias e Hernane.

2017 – CRUZEIRO VOLTA A SER CARRASCO

Quatro anos depois, em um outro momento de sua história e com um elenco mais qualificado, o Flamengo voltou a uma final. Mais uma vez contra o Cruzeiro, que tinha Arrascaeta, hoje ídolo do Fla. O uruguaio marcou na ida, no Maracanã, e garantiu o empate em 1 a 1 para o Cabuloso. No Mineirão, os times ficaram no 0 a 0 e o time mineiro venceu nos pênaltis por 5 a 3.

2022 – O TETRA

O ano das Copas. Libertadores e Copa do Brasil. A campanha do título nacional, inclusive, conta com um confronto entre Flamengo e São Paulo, nas semifinais. O Rubro-Negro foi soberano, vencendo por 3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Maracanã. Na decisão, outro time paulista: o Corinthians. Empate sem gols em Itaquera e 1 a 1 no Rio de Janeiro. Nos pênaltis, o Fla chegou ao tetra com a cobrança convertida de Rodinei.

2023 – FLA PENTA OU TRICOLOR CAMPEÃO INÉDITO?

Como mencionado anteriormente, o São Paulo largou na frente no Maracanã e desembarcou em solo paulista com uma vantagem gigante no placar. O Flamengo precisará demonstrar muito mais se quiser reverter o prejuízo e conquistar o penta. Os 90 minutos decisivos acontecem no próximo domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo