O São Paulo denunciou à CBF cantos homofóbicos entoados pela torcida do Palmeiras durante o clássico disputado no último domingo, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um ofício enviado à entidade, o clube tricolor expressou sua indignação com o comportamento dos torcedores rivais.
O portal ge teve acesso ao vídeo que sustenta a reclamação. Nele, é possível ouvir palmeirenses gritando “vai para cima delas” durante a partida. Em outro momento, quando o lateral Patryck, do São Paulo, é atendido em campo após sofrer um trauma na cabeça no segundo tempo, um torcedor é flagrado dizendo “mais uma bicha morta”.
Atos desse tipo podem resultar em punição ao clube, de acordo com o artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê sanções para “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
Apesar da gravidade das acusações, a súmula da partida, redigida pelo árbitro Raphael Claus, não mencionou os episódios relatados pelo São Paulo.
O clássico terminou com vitória do Palmeiras por 2 a 1, mas o resultado em campo ficou ofuscado por confusões no pós-jogo. Jogadores, dirigentes e seguranças dos dois clubes se envolveram em uma briga generalizada. Rodrigo Nestor, do São Paulo, e Zé Rafael, do Palmeiras, chegaram a se agredir nos vestiários e acabaram expulsos.
Com a denúncia, o São Paulo espera que a CBF tome providências para coibir atitudes homofóbicas nos estádios brasileiros.