Na tarde deste sábado (30), o Botafogo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 em Buenos Aires e conquistou o primeiro título da Libertadores em sua história. Com isso, o São Paulo assegura um lugar na fase de grupos do torneio em 2025.
Fogão e o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, terminarão o Brasileirão entre os seis primeiros e, assim, é aberta mais uma vaga na etapa de grupos via campeonato nacional devido às conquistas dos times cariocas.
Essa será a 23ª participação são-paulina na principal competição de clubes da América do Sul. Com a classificação, o Tricolor fará sua 60ª presença em torneios internacionais oficiais na história, recorde entre times brasileiros.
Outra marca interessante é a de que o São Paulo completará 23 anos consecutivos disputando competições sul-americanas em 2025. Desde 2002 a equipe não fica fora de torneios internacionais. De lá pra cá, o Tricolor foi campeão da Libertadores e do Mundo em 2005 e faturou a Copa Sul-Americana em 2012.
O São Paulo, na sexta posição do Brasileirão, tem 59 pontos e sua aspiração nas últimas três rodadas é subir de posição. O time não pode mais ser alcançado pelo sétimo colocado, que atualmente é o Cruzeiro, que soma 48 pontos.
O Tricolor Paulista volta a campo neste domingo (01), diante do Grêmio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, às 16h (horário de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.