São Paulo

São Paulo pode ser eliminado na fase de grupos da Libertadores pela primeira vez em 30 anos

Foto: Staff/CONMEBOL

A situação do Tricolor não é nada boa na Libertadores. Caso perca para o River Plate, o São Paulo pode ser eliminado ainda na fase de grupos da competição, fato que não ocorre desde 1987.

A Copa Libertadores da América é sinônimo de glórias para o São Paulo. Campeão por três vezes da competição, o Tricolor, contudo, vive outra realidade no ano de 2020. Isso porque, para se classificar, o clube depende de uma vitória diante do River Plate, além de uma combinação de resultados na última rodada.

No grupo D, o Tricolor perdeu para o Binacional na primeira rodada, mas venceu a LDU na sequência. Depois da paralisação, empatou com o River e perdeu para a LDU em novo confronto. Com isso, o São Paulo soma quatro pontos na classificação, três distante do River (7) – que ainda tem 11 de saldo – e oito de diferença para a LDU (12) – já classificada. O já eliminado Binacional tem três pontos – só um a menos que o clube brasileiro.

Caso perca para o River, o São Paulo estará automaticamente eliminado da Libertadores, mesmo com um jogo sobrando – diante do Binacional no dia 20 de outubro.

30 ANOS DA ÚLTIMA VEZ QUE O SÃO PAULO CAIU NA FASE DE GRUPOS

A última vez que o São Paulo foi eliminado na fase de grupos da Libertadores, foi na edição de 1987, há exatos 33 anos. Na oportunidade, a competição acontecia em duas fases, com cinco grupos inicias. O Tricolor caiu na chave com Cobreloa e Colo-Colo (ambos do Chile), além do Guarani – que um ano antes tinha sido vice-campeão brasileiro, perdendo o título justamente para o São Paulo.

No grupo, o Tricolor do Morumbi ficou em último, com quatro pontos ganhos em seis jogos. No entanto, naquele formato de competição, apenas o primeiro colocado da primeira fase de grupos, se classificava para os triangulares da segunda fase – o Cobreloa foi o classificado.

Na época, a eliminação não impactou a equipe que acabara de ser campeã brasileira, pois, meses depois do revés na Liberta, ainda seria campeã paulista de 87.

ANOS DIFÍCIES

Apesar da eliminação em 87, a situação do São Paulo era bem melhor do que a atual. O Tricolor já soma oito anos sem títulos e, de quebra, algumas eliminações vexatórias.

Foi o caso da eliminação para o Talleres, da Argentina, na pré-Libertadores do ano passado. No vexame, o Tricolor apenas empatou no Morumbi, após ser derrotado por 2 a 0 na Argentina, no jogo de ida. Como resultado, o clube foi eliminado antes da fase de grupos, marcando a pior campanha de sua história na Liberta.

A pressão de 2020 é ainda maior, já que o clube também foi eliminado de maneira precoce no Paulistão, em derrota para o Mirassol.

Caso perca para o River Plate, o São Paulo dará adeus à Libertadores 2020. Entretanto, em caso de vitória no duelo desta quarta, o clube vai para a última rodada com chances de se classificar. Isso porque, terá que torcer para que a LDU vença o River, imaginando que o próprio São Paulo vencerá o Binacional.

Para saber tudo sobre o SÃO PAULO, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo