O São Paulo recebeu o Corinthians nesta noite de quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbi, para disputar a vaga para a grande final da Copa do Brasil 2023.
Antes da bola rolar, os nervos já estavam a flor da pele do lado de fora do Morumbi. O ônibus do Corinthians foi recebido por pedras atiradas pela torcida do Tricolor, o que atrasou a chegada dos jogadores para o aquecimento.
Durante este período, foi discutida uma possibilidade de atrasar a partida em alguns minutos por conta dos acontecimentos pré-jogo. No entanto, as possibilidades de um remoto atraso não seguiram e o jogo manteve sua previsão de início às 19h30.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Primeiro Tempo
Pouco antes dos jogadores subirem ao campo, a torcida do São Paulo deu uma verdadeira festa para receber os times em campo, com direito a show de luzes, rojões, sinalizadores, labaredas de fogo e estreia do painel de led no anel inferior do estádio.
Como já era esperado, o São Paulo começou a partida fazendo pressão total na equipe do Corinthians em busca de pelo menos empatar a partida no placar agregado. Nos primeiros 15 minutos de jogo, o São Paulo parecia jogar sozinho no gramado do Morumbi, não deixando seu adversário sequer chegar na área de Rafael.
E foi durante essa pressão dos donos da casa conseguiram abrir o placar. Aos 13 minutos de jogo, Welligton Rato cortou para a esquerda, bateu colocado de fora da área e fez a bola morrer aonde a Coruja dorme. Neste momento, 1 a 0 para o São Paulo e 2 a 2 no placar agregado.
O São Paulo não parou por aí e continuou continuou procurando o gol, no entanto, com a estratégia de deixar o Corinthians um pouco mais com a bola, na intenção de abrir mais espaços para as arrancadas de Lucas.
Logicamente, após sofrer o empate no placar agregado, o Corinthians procurou sair mais para o jogo e até teve uma chance com o zagueiro Gil em cobrança de escanteio, mas nada mais do que isso. Naquele momento, a partida estava sob o controle do São Paulo.
Aos 31 minutos de jogo, após ótima troca de passes do São Paulo na intermediária corintiana. Wellington Rato cruza e encontra Lucas Moura livre dentro da área, que bateu de cabeça e entrou junto com a bola no gol de Cássio, ampliando a vantagem do São Paulo no jogo e virando a partida no placar agregado. Neste momento, 2 a 0 para o São Paulo e 3 a 2 no placar agregado.
Poucos minutos depois, Lucas fez outra jogada individual e ficou cara a cara com Cássio, mas dessa vez o goleiro venceu o duelo, com direito a defesa com o pé direito. Os gols e as boas chances fizeram com que as arquibancadas do Morumbi pulsassem de emoção.
Segundo Tempo
O último tempo do confronto iniciou com um jogo mais cadenciado pelo São Paulo e com o Corinthians buscando ficar mais com a bola e criar oportunidade para empatar o placar agregado. No entanto, as primeiras grandes oportunidades do segundo tempo foram criadas pelo São Paulo, com direito a Wellington Rato perder outra grande chance.
O jogo se manteve nessa pegada até o técnico Luxemburgo realizar todas as substituições, aos 30 minutos de jogo. Após a movimentação do treinador do Corinthians o jogo mudou completamente, quem atacava, dessa vez, era o Corinthians enquanto o São Paulo se defendia.
Aos 37 minutos de jogo, o goleiro Rafael executou sua primeira defesa da partida, uma senhora defesa. Rojas chutou de muito longe com o endereço do ângulo direito do gol, o goleiro do São Paulo foi buscar e salvou uma grande chance.
Apesar da forte pressão corintiana, com direito a defesa inacreditável de Rafael no último lance da partida, o São Paulo está classificado para a grande decisão da Copa do Brasil!