São Paulo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (03) às 20h (de Brasília) no Morumbis.
O último clássico Choque-Rei, foi a menos de um mês e ainda está bem fresco na memória do torcedor são-paulino. Trata-se da final da Supercopa, que aconteceu dia 4 de fevereiro. A partida terminou 0 a 0 e o título foi decidido nos pênaltis. Quem se destacou nas cobranças foi o goleiro Rafael do São Paulo que pegou duas cobranças. E assim o Tricolor consagrou-se Supercampeão.
O histórico recente mostra um equilíbrio no confronto, desde 2020, foram 21 partidas com sete vitórias para cada lado, além de sete empates. Dentre esses jogos, vale o destaque para duas finais recentes, a do Paulistão de 2021 (São Paulo campeão) e a de 2022 (Palmeiras Campeão).
Na final de 2021, o equilíbrio se fez presente no jogo da ida, 0 a 0 no Allianz Parque. Mas no Morumbis deu Tricolor, 2 a 0 e o título que tirou o São Paulo da fila. O time não ganhava um título desde 2012. Vale lembrar que essa final de 2021, não teve torcida por conta da Pandemia.
No ano seguinte, a tal igualdade esteve presente novamente, cada um ganhou um jogo. Na ida, 3 a 1 São Paulo no Morumbis. Muitos já davam o título para o lado tricolor da capital. Mas o Alviverde mostrou sua força em casa. Vitória por 4 a 0 e o quinto título de Abel Ferreira pelo Palmeiras.
Mais recentemente, vale destacar a goleada palmeirense por 5 a 0, no dia 25 de outubro do ano passado pelo Brasileirão.
Mas o torcedor do São Paulo nem ligou muito para essa derrota citada acima, isso porque o time vinha do título da Copa do Brasil, onze dias antes. Mesma competição onde ambos se enfrentaram nas oitavas de final, duas vitórias são-paulinas, 1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta.
O treinador do Palmeiras comentou, após vitória contra a Portuguesa, sobre o peso do clássico.
-Se eu disser que é um jogo como qualquer outro, estarei mentindo. Na Supercopa eles foram mais competentes nos penais, mereceram, foi um resultado justo, mas já faz parte do passado (…) contra o Palmeiras eles jogam sempre na máxima força, eu particularmente não tenho tido muita sorte contra eles, agora temos mais um jogo e sabemos que pra nossa torcida vale muito mais do que os três pontos.
O Tricolor é o líder do grupo D com 18 pontos, o Novorizontino é o segundo com a mesma pontuação. A diferença fica no saldo de gols, 7 para o Tricolor e 4 para o Tigre. O Palmeiras é o líder geral do Paulistão e lidera o grupo B com 24 pontos.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram