Geral

Sebastian Vettel anuncia que irá se aposentar da F1 no final da temporada

Divulgação / Twitter: Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team

O fim de uma era está próximo do fim. Sebastian Vettel anunciou na manhã desta quinta-feira (28) que irá se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada 2022. O alemão publicou um vídeo em suas redes sociais comunicando a decisão que tomou por ficar mais tempo com a família e motivado pelo compromisso da preservação ambiental.

Após 16 temporadas e quatro títulos, o tetracampeão deixará o esporte no final do ano.

“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu amo esse esporte, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser piloto nunca foi minha única identidade. O comprometimento com a minha paixão não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem.” disse Vettel.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Vettel explicou que seu posicionamento em favor da sustentabilidade e da preservação ambiental já estava atrapalhando sua vida na F1, já que a categoria utiliza combustíveis fósseis apesar dos esforços para tornar mais sustentável e a inclusão gradual dos combustíveis híbridos.

“Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar.” acrescentou o piloto.

Leia abaixo na íntegra o comunicado oficial de despedida de Sebastian Vettel:

“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu deveria começar com uma longa lista de pessoas a agradecer, mas sinto ser mais importante explicar minhas razões. Eu amo esse esporte, ele foi o centro d aminha vida desde que eu lembro, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser um piloto nunca foi minha única identidade. Quem sou eu? Sebastian, pai de três crianças e marido de uma mulher maravilhosa. Sou curioso e facilmente impressionado por pessoas talentosas e apaixonadas. Sou obcecado por perfeição. Sou tolerante e creio que todos temos o mesmo direito de viver, não importa como nós somos, de onde viemos e quem amamos. Amo estar aí fora na natureza, sou teimoso, impaciente. Posso ser realmente irritante, mas fazer pessoas rirem. Amo chocolate e o cheiro de pão fresquinho. Minha cor favorita é azul. Acredito em mudança e progresso e que cada passo conta. Sou otimista e acredito que as pessoas são boas. Eu formei uma família, e amo estar perto deles. Também desenvolvi outros interesses fora da Fórmula 1. Minha paixão pela Fórmula 1 vem com muito tempo longe deles, e toma muita energia. O comprometimento com a minha paixão, como eu fiz, embora tenha sido o certo, não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. A energia exigida para ser um com um carro e com a equipe, perseguir a perfeição, toma foco e compromisso. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem, passar a eles meus valores, esperar que eles se levantem quando caírem, escutá-los quando precisarem de mim,, não ter que dizer “tchau” e, o mais importante, ser capaz de aprender com eles e permitir que me inspirem. Crianças são o futuro. À frente, sinto que há muito mais para aprender e explorar sobre a vida, e eu mesmo. Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos, e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar. Não há alternativa. A corrida já está valendo. Minha melhor corrida ainda está por vir. Acredito em avançar, e prosseguir. O tempo é um caminho de uma via só e eu quero seguir com o tempo. Estou ansioso para correr por pistas desconhecidas e encontrar novos desafios. As marcas que deixei na pista vão permanecer até que o tempo as leve embora. Novas serão estabelecidas. O amanhã pertence àqueles que estão moldando o hoje. A próxima curva está em boas mãos, já que a nova geração já surgiu. Acredito que ainda há uma corrida a ser vencida. Adeus, e obrigado por me permitirem dividir essa pista com vocês. Eu amei cada parte disso”.

Vamos relembrar um pouco de sua carreira:

Em 16 temporadas, incluindo as corridas no final de 2007 pela STR e com passagens pela Red Bull e Ferrari, Sebastian Vettel, até o momento, tem 290 GPs disputados tendo conquistado 53 vitórias, 57 poles e subiu 122 vezes no pódio. O tetracampeão ganhou os títulos nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, e também sendo três vezes vice-campeão nos anos de 2009, 2017 e 2018.

O alemão estreou na Fórmula 1 em uma temporada integral em 2008 pela STR (hoje Alpha Tauri). Naquele ano, conquistou a sua primeira vitória e também da equipe no GP da Itália e acabou garantindo uma vaga na RBR. Dois anos depois, uma era de sucesso se iniciou.

A equipe austríaca já era comandada por Christian Horner, o piloto alemão conquistaria quatro títulos seguidos, de 2010 a 2013, e disputando rivalidade com alguns pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Jenson Button e o colega Mark Webber.

Em 2014, a mudança no regulamento na introdução dos motores mudou tudo na Red Bull. Sebastian teve uma temporada bem abaixo do esperado, ficando atrás do novo colega Daniel Ricciardo. No ano seguinte, anunciou a sua ida a Ferrari.

Na escuderia italiana, Vettel teve como companheiro o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen, e brigou pelos títulos de 2017 e 2018. Em 2019, uma enorme rivalidade dentro da equipe se criava interna, já um veterano e chega um jovem Charles Leclerc. Na temporada 2020, a escuderia teve o seu ano mais difícil sendo a sexta colocada no campeonato mundial – pior resultado em 40 anos.

Após o baixo desempenho, havia muita especulação da aposentadoria do alemão. Em setembro de 2020, Sebastian Vettel foi anunciado para assumir a Aston Martin na temporada seguinte, equipe que representa e tem seu companheiro o filho do dono, o canadense Lance Stroll.

Vettel no Ativismo

A temporada 2020 da F1 ficou marcada pela pandemia do coronavírus e o movimento antirracista: “Vidas Negras Importam”. Com isso, Vettel com um advogado estabeleceu o posicionamento em prol dos direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIA+, da sustentabilidade e como um aliado antirracista.

Nos dois últimos anos, o alemão apoiou Lewis Hamilton na luta pela diversidade e protestou na Hungria contra uma lei considerada anti-LGBTQIA+. Na Arábia Saudita, ele promoveu uma corrida de kart para as mulheres, num país que restringi direitos femininos como o de dirigir.

O seu projeto mais recente no ramo da sustentabilidade é o da preservação das abelhas, cuja sua extinção afetaria a manutenção dos ecossistemas.

Calma que o alemão não irá parar por agora. Neste final de semana, terá o GP da Hungria e você irá acompanhar todos os detalhes aqui no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo