Geral

Seis vezes Abel: Veja a trajetória do técnico no Palmeiras após a conquista de mais um título

Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras de Abel Ferreira adicionou mais um troféu para a coleção. Depois das conquistas da Copa do Brasil em 2020, do bicampeonato da Copa Libertadores em 2020 e 2021, e os títulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2022, o técnico português conquistou mais um título do Brasileirão para o clube, o 11º da história do maior campeão do torneio.

Abel chegou ao Palmeiras para substituir Vanderlei Luxemburgo, em outubro de 2020, quando se despediu do PAOK, da Grécia.

Desde então, Abel soma 156 jogos pelo Palmeiras, com 90 vitórias, 35 empates e 31 derrotas, além de 258 gols marcados e 124 sofridos.

A comissão ainda tem na conta as partidas comandadas por João Martins e Vitor Castanheira, que acumulam 20 jogos no total, com 12 vitórias, seis empates e duas derrotas, com 44 gols marcados e 17 sofridos.

Abel é o primeiro treinador na história do clube a alcançar um título estadual, um nacional e um internacional pelo Palmeiras. Ele também é o maior vencedor de torneios internacionais da história alviverde, com três taças, a frente de duas de Felipão e uma de Ventura Cambon.

Com a conquista, Abel também se igualou a Felipão no número geral de títulos pelo clube: seis. Ficando atrás somente de Oswaldo Brandão, com sete, e Luxemburgo, com oito taças.

Desde que chegou ao clube, Abel acumula nove finais (Libertadores 2020 e 2021, Copa do Brasil 2020, Supercopa do Brasil 2021, Recopa Sul-Americana 2021 e 2022, Campeonato Paulista 2021 e 2022 e Mundial de Clubes 2021), e fica atrás só de Felipão, recordista com 10 finais disputadas com a equipe palestrina.

Contando desde que estreou pelo Palmeiras, em 5 de novembro de 2020, até a data desta quarta-feira (2), quando conquistou o sexto título, Abel Ferreira tem a incrível marca de um título a cada 121 dias corridos.

Ano de Copas

Pouco mais de dois meses após a chegada no clube, Abel conseguiu seu primeiro título. E logo de cara a tão sonhada conquista da Copa Libertadores, algo que a torcida esperava desde o até então único título de 1999.

E o título veio de forma incontestável. Foi o melhor time da primeira fase, confirmou o favoritismo nos confrontos eliminatórios e foi seguro defensiva e ofensivamente. O único e grande susto, aconteceu no duelo contra o River Plate, na semifinal. A vitória na Argentina por 3 a 0 quase foi por água abaixo em São Paulo, onde o River acabou vencendo por 2 a 0, e até fez o terceiro, bem anulado pelo Árbitro de Vídeo (VAR).

A decisão foi tensa, enfrentando o Santos, um dos grandes rivais do clube palestrino, e personagem marcante na história recente do Palmeiras. O duelo também aconteceu na final da Copa do Brasil de 2015, onde o Verdão saiu com o título. Em 2020, deu Palmeiras novamente.

O herói improvável no final do jogo, foi Breno Lopes, que recebeu belo cruzamento de Rony e cabeceou sem chances para o goleiro santista, levando todos os palmeirenses – no Maracanã e fora dele – à loucura.

A campanha do segundo títulto de Abel Ferreira no comando do Palmeiras começou com duas vitórias contra o Red Bull Bragantino pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com um futebol seguro, o Palmeiras também eliminou o Ceará, por 5 a 2 no placar agregado. Na semifinal, talvez, o confronto mais difícil da trajetória na competição.

O primeiro jogo entre Palmeiras e América-MG acabou empatado por 1 a 1, em São Paulo, obrigando o time paulista a ir para cima em busca da vaga na final. E foi o que aconteceu. Vitória por 2 a 0 e lugar garantido na grande decisão contra o Grêmio. Diferente da fase anterior, na final o Palmeiras conseguiu o título sem dificuldades, aplicando 3 a 0 no placar agregado e levantando a taça da Copa do Brasil pela quarta vez.

Encerrando o mágico ano de 2021, o Palmeiras, já campeão da Copa do Brasil e Copa Libertadores pelo ano de 2020 – mas com finais disputadas em 2021 por conta da pandemia de coronavírus, teria novamente uma final de Libertadores para encarar. E mais uma vez, o rival seria um brasileiro.

A campanha começou excelente, com 15 pontos conquistados de 18 possíveis e anotando 20 gols em seis jogos. Nos duelos eliminatórios, Universidad Católica, São Paulo e Atlético-MG foram despachados para a sonhada busca pelo bicampeonato consecutivo e pelo terceiro título na competição.

Na final, o Flamengo, que havia sido campeão em 2019 com o estrelado time de Jorge Jesus, não foi páreo para o selecionado de Abel Ferreira. Raphael Veiga abriu o placar logo aos seis minutos, dando indícios de como seria o final de jogo. Gabriel Barbosa até empatou, e, novamente com um herói improvável, o Palmeiras ergueu a taça: já na prorrogação após empate no tempo normal, Deyverson roubou a bola de Andreas Pereira, e chutou na saída de Diego Alves para festa palmeirense!

Título para todos os gostos

Campeão nacional, internacional, mas ainda faltava um título estadual. Faltava. O Campeonato Paulista de 2022 foi marcado pela grande final entre São Paulo e Palmeiras, em que o time Tricolor venceu o primeiro jogo por 3 a 1 no Morumbi, e viu o título ficar bem perto. O sonho, porém, acabou no momento em que findou o primeiro jogo. Na volta, no Allianz Parque lotado, o Palmeiras aplicou sonoros 4 a 0 e fez até mais do que o necessário para ficar com um dos únicos títulos que faltavam na galeria de Abel no Brasil.

Antes do título brasileiro, 2022 ainda foi coroado com a conquista da Recopa Sul-Americana pelo Palmeiras. No tradicional confronto entre os vencedores da Libertadores e da Copa Sul-Americana da temporada anterior, o Alviverde enfrentou o Athletico em dois jogos e, depois do empate no primeiro jogo por 2 a 2, a conquista veio com uma vitória por 2 a 0 em São Paulo, com gols de Raphael Veiga e Danilo.

Campeão Brasileiro

Cotado como um dos favoritos desde o começo da competição, o Palmeiras sofreu com as quedas precoces na Copa do Brasil e na Libertadores, restando apenas o Campeonato Brasileiro na reta final da temporada. E no torneio de pontos corridos o time não decepcionou. Melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo de gols, mais vitórias e menos derrotas.

O título veio com 3 rodadas de antecedência, antes mesmo da equipe entrar em campo pela 35ª rodada do Brasileirão, já que o Internacional – único adversário que poderia alcançar a equipe paulista, perdeu para o América-MG antes do jogo entre Palmeiras e Fortaleza, e não tem mais chances de chegar à pontuação do Palmeiras com os jogos restantes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo