Nesta terça-feira, Vasco e Atlético-GO decidem uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, às 21h45, em São Januário. No jogo de ida, empate em 1 a 1, com gols de Emiliano Rodríguez e Vegetti. Ambas as equipes vêm de sequências negativas: enquanto o Cruzmaltino não vence há quatro partidas, o Dragão está há 13 jogos sem ganhar, e ocupa a lanterna do Brasileirão.
Com uma lesão na coxa esquerda, o meia Philippe Coutinho está fora do confronto e deve ficar afastado por quatro semanas. Apesar do desfalque, o Cruzmaltino deve contar com o retorno de Payet ao time titular. Uma provável escalação teria: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo, Lucas Piton, Hugo Moura, Mateus Carvalho, Payet, Adson, David e Vegetti.
Embora esteja invicto no torneio, o Vasco venceu apenas uma vez, contra o Marcílio Dias (SC), na primeira fase. Após cinco partidas, são quatro empates e uma vitória. Nas fases seguintes, foram duas classificações nos pênaltis depois de empatar com Água Santa (SP) e Fortaleza. A última, inclusive, sob o comando de Rafael Paiva.
O atual treinador vascaíno começou com ótimo aproveitamento, chegou a quatro vitórias seguidas, mas caiu de produção nas últimas semanas. Dirigindo o time profissional, são 15 jogos: seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Com ele, o time anotou 17 gols e foi vazado 12 vezes.
Pelo lado adversário, o Atlético terá uma mudança importante. O técnico Vagner Mancini foi demitido — após oito jogos e nenhum triunfo — e deu lugar a Umberto Louzer, que já estreia nesta terça. O time goiano também não contará com o lateral-direito Maguinho, suspenso por receber cartão vermelho na última partida.
Para avançar, o Vasco precisa quebrar um tabu de nove anos. A equipe não chega às quartas da Copa do Brasil desde 2015, quando superou o rival Flamengo. Caso assegure a vaga, um novo sorteio, ainda sem data, definirá o adversário seguinte na competição. No próximo sábado (10), o Gigante da Colina volta a campo para o clássico contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro.