Futebol Mineiro

Semifinalista do Mineiro Feminino, Nacional-VRB perde principal patrocinador e pede ajuda

Nacional-VRB busca viabilizar recursos para disputar o Brasileirão Feminino Série A3 (Foto: Reprodução/Instagram/Nacional VRB)

Leão da Zona da Mata viu patrocinador master não renovar vínculo e busca recursos para o Brasileirão A3

Foto: Reprodução/Instagram/Nacional VRB

O Nacional, de Visconde do Rio Branco (MG), está em situação delicada após o fim da temporada no futebol feminino de 2023. Após a campanha que levou o clube à semifinal do Campeonato Mineiro Feminino, a equipe acabou perdendo seu principal patrocinador e vê riscos financeiros que podem dificultar para o calendário da equipe no próximo ano.

Consequentemente, com a boa campanha, o Nacional-VRB ficou com o título Mineiro do Interior e uma vaga no Brasileirão Série A3 da categoria, dando a oportunidade de um calendário maior. Mas, em apuração conjunta feita com a página Mineiro Módulo 2, a equipe viu o Supermercados BH, principal patrocinador do time, não seguir com a parceria para 2024.

Com o rompimento da empresa, o Leão acabou perdendo uma arrecadação de R$ 60 mil. O valor representa mais da metade que o Nacional-VRB necessita, para participar do Campeonato Brasileiro A3 Feminino. Hoje, a instituição estipula cerca de R$ 100 mil, no mínimo, para viabilizar a participação. A CBF ajuda com o custo de viagens, hospedagem, alimentação e taxas de arbitragem dos times participantes da Terceira Divisão.

A perca do parceiro master fez o Nacional recorrer às redes sociais, com a criação de um PIX solidário, para buscar a arrecadação de recursos. Destacando seu alcance, o NAC ‘convidou’ a população da cidade, a sociedade e os empresários da região, para auxiliar na manutenção do projeto de futebol feminino.

PRESIDENTE MOSTRA ‘SURPRESA’ COM ROMPIMENTO

O Esporte News Mundo entrou em contato com Júlio Xavier, presidente do Nacional-VRB, que confirmou a perca do patrocínio master. Além dos valores apresentados acima, o executivo falou sobre as tratativas que vinham tendo para a renovação do vínculo.

– Após o término do Mineiro, entrei em contato com a gerente de Marketing do Supermercados BH e foi solicitado por ela uma proposta de renovação. Proposta esta que foi feita dentro dos mesmos valores do Campeonato Mineiro. A princípio, foi feito uma proposta para o Brasileiro [da Série A3] apenas, mas depois até com o intuito de manter o projeto para o ano todo foi feito outra proposta, a qual estava de acordo.

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Ainda sobre o assunto, o executivo do Leão falou sobre a negativa para que o patrocinador não desse prosseguimento com o acordo de renovação. O dirigente se mostrou surpreso com o fato de, mesmo com a visibilidade conquistada pelo clube, a empresa em questão não quis se manter no projeto.

– Após entrar em contato várias vezes, alegavam que ainda não tinha o orçamento do ano. A uns 10 dias atrás, alguns clubes da região começaram a divulgar a renovação com o Supermercados BH. Me pediu pra aguardar, e no outro dia, disse que não havia interesse da empresa na renovação do contrato. Difícil assimilar, pois em questão de mídia, depois dos grandes de Belo Horizonte, acredito que o Nacional tenha sido o clube que mais deu visibilidade a marca.

Apesar do temor financeiro, Júlio demonstrou otimismo com o apoio de potenciais investidores na região, além da população da cidade-sede do Nacional, na Zona da Mata Mineira.

– Com certeza vamos sair [desta situação]. Estamos mobilizando a cidade e vamos disputar o Brasileiro Série A3 com um time muito competitivo.

ATUALIZAÇÃO – BH ESCLARECE DESVINCULAÇÃO

Após a publicação da matéria, o ENM entrou em contato com Kátia, gerente de Marketing dos Supermercados BH, e citada por Júlio Xavier. Segundo a representante do antigo patrocinador, a impossibilidade de renovação se deu por um “desalinhamento comercial”, uma vez que a proposta encaminhada para avaliação da renovação, “foi o dobro do valor praticado em 2023, tornando inviável a aprovação”.

A diretoria do NAC confirmou que ofereceu uma proposta com o valor dobrado, abrangendo o período do Campeonato Brasileiro A3 e o Mineiro. Mas, a direção ainda esclareceu que foi ofertado o mesmo valor que estava em vigência, para apenas um torneio.

DIVERSIDADE NO NACIONAL

Além da boa campanha no Campeonato Mineiro Feminino, um fato curioso levou o Nacional a chamar a atenção. No elenco, estava Nicole Rose, primeira atleta trans a atuar por uma competição em âmbito profissional no estado. Com uma longa caminhada pelo futebol, a jogadora foi a artilheira do Leão com seis gols marcados, e a maior fora do trio da capital.

Divisão de acesso com estrutura de mata-mata direto, o Brasileirão Série A3 de 2024 terá início no dia 30 de março, com duração até 29 de junho. Os semifinalistas do torneio conquistam o acesso para a segunda divisão do futebol feminino do Brasil. O estadual deverá ser disputado no último quadrimestre do ano que vem.

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