Copa do Mundo - Qatar 2022

Senegal ou Equador? Quem avançar para as oitavas derrubará um tabu de mais de uma década

A Copa do Mundo Qatar 2022 chega a seu primeiro momento decisivo. A última rodada da fase de grupos definirá as 16 equipes que seguiram para o mata-mata rumo ao título. O grupo A será o primeiro a conhecer seus classificados.

Foto: GLYN KIRK/AFP via Getty Images

A Copa do Mundo Qatar 2022 chega a seu primeiro momento decisivo. A última rodada da fase de grupos definirá as 16 equipes que seguiram para o mata-mata rumo ao título. O grupo A será o primeiro a conhecer seus classificados.

Nesta terça (29), os dois jogos da chave ocorrerão simultaneamente, às 12 horas (horário de Brasília): Holanda x Qatar, no estádio Al Bayt e Senegal x Equador, no estádio internacional Khalifa. Apenas as anfitriãs não tem mais chances de classificação. Os europeus ainda não tem a vaga assegurada, mas dado o confronto direto entre africanos e sul-americanos, a ”Laranja mecânica” joga pelo empate e mesmo em caso de derrota, só estaria eliminada se perdesse a partir de dois gols de diferença e o outro jogo terminasse empatado.

Com isso, é bastante provável que uma vaga fique com a Holanda e a outra fica para o confronto direto entre Senegal e Equador, onde os equatorianos, com um ponto a mais, jogam pelo empate. Quem vencer, avança. Em comum, as duas equipes em caso de classificação, derrubaram um tabu. A seleção equatoriana não joga oitavas de finais desde 2006, há exatos 16 anos. Os senegaleses tem um jejum ainda maior, 20 anos.

Em longo passado em copas, as duas equipes estrearam recentemente, coincidentemente, na mesma Copa, a de 2002. Senegal não só estreou, como fez a melhor campanha de um país africano, chegando as quartas de finais e só sendo igualado por Gana em 2010. De lá pra cá, participou apenas da Copa de 2018, onde caiu na fase de grupos.

Equador por outro lado, participou mais vezes. Em 2002, caiu na fase de grupos. Já em 2006, veio a única classificação para o mata-mata, onde caiu nas oitavas, para a Inglaterra. Depois disso, participou apenas da edição de 2014, no Brasil, mas não avançou de fase.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo