A Copa América, está sendo realizada neste momento nos EUA e Flamengo foi a equipe que mais cedeu jogadores à competição, e por isso, consequentemente, é a equipe com mais desfalques nos jogos no período da Copa.
Enquanto isso, Tite montou um time especialmente para esse período de junho e julho, e por enquanto vem dando frutos. O Rubro-Negro é o atual líder do Brasileirão e vem jogando um bom futebol e conquistando resultados importantes dentro das possibilidades. Exemplos disso são: a goleada no Vasco por 6 a 1, o empate contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, e as vitórias no Maracanã sobre o Bahia e Fluminense.
Porém, o que vem sendo criticado por Tite publicamente, é o fato do calendário não ter parado para os jogos da Copa América, prejudicando assim os seus jogadores, que frequentemente se lesionam por conta de desgaste físico. E aí entra a dor de cabeça da ponta esquerda da equipe.
Éverton Cebolinha, que até então é o titular da posição, vem sofrendo frequentes lesões musculares, e vem desfalcando o Flamengo em partidas importantes. Bruno Henrique, que seria o reserva imediato da ponta, também se machucou recentemente (fratura no pé), e desfalcará o Flamengo na partida contra o Cruzeiro no domingo (31).
Na última quarta (26), na derrota contra o Juventude, Tite utilizou o meia, da base, Victor Hugo na posição. Vale lembrar que o jovem meia não joga na ponta, e o desempenho abaixo na derrota levantou questões sobre outras opções para se utilizar no setor, como o outro Cria do Ninho, Matheus Gonçalves, que vem fazendo jogos na equipe sub-20 do Flamengo. Outros jogadores da base que também podem fazer a função de ponta esquerda seriam: Werton, Wallace Yan e o nigeriano Shola, porém o técnico Tite pode priorizar a experiência de Victor Hugo e deve dar sequência ao meia.