Botafogo

Solidez defensiva é importante trunfo do Botafogo na briga pelo título do Brasileirão

Adryelson e Cuesta comemoram vitória sobre o Palmeiras (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A equipe de Luís Castro tem somente sete gols sofridos nas primeiras 12 rodadas da competição

Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro até aqui. Desde 2010, nove campeões foram os times que sofreram menos gols na competição. Quando se fala em título, muito se pensa na efetividade das equipes no ataque, mas na maioria das vezes a consistência defensiva é essencial para levantar a taça. O Glorioso sofreu somente sete gols nas primeiras 12 rodadas.

A atual dupla de zaga titular do Botafogo é formada por Adryelson e Víctor Cuesta. Juntos, desde 2022, em 25 partidas na Série A, perderam apenas quatro. Além disso, foram três empates e 18 vitórias. Nesses jogos, o Glorioso não sofreu gol em 13. São zagueiros que se completam. Enquanto Adryelson é mais veloz e combativo, Cuesta tem maior qualidade para sair com a bola nos pés.

Lucas Perri também é peça-chave para o baixo número de gols sofridos até aqui na competição. De acordo com o SofaScore, o goleiro do Botafogo é o que tem mais defesas entre todos do Brasileirão. São 52 no total, sendo 29 de chutes de dentro da área.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

O sistema defensivo do Alvinegro tem se mostrado muito forte no primeiro terço do campeonato e pode ser uma arma da equipe de Luís Castro para seguir no topo da tabela disputando o título. O time consegue, além de ser equilibrado defensivamente, ter um dos melhores ataques da competição. Com 20 gols, é o quinto mais efetivo. Além disso, tem o artilheiro: Tiquinho Soares, que balançou as redes 10 vezes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo