O técnico Gareth Southgate vai permanecer no comando da seleção inglesa mesmo após a eliminação na Copa do Mundo do Qatar. A saída do treinador chegou a ser avaliada e uma reunião estava marcada para janeiro. No entanto, se antecipando a qualquer tipo de questões em cima disso, a Associação de Futebol da Inglaterra (FA) garantiu o treinador pelo menos até o final de seu contrato, que é válido até 2024.
Neste domingo (18), Mark Bullingham, presidente da FA, publicou um tuíte confirmando a permanência de Gareth Southgate. Desta maneira, o treinador da seleção inglesa vai seguir par ao ciclo que leva até a disputa da Eurocopa de 2024, na Alemanha. O desempenho da Inglaterra nesta competição é que vai definir a possível permanência de Southgate por mais tempo. Vale lembrar que os ingleses ficaram com o segundo lugar na edição passada da Eurocopa.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Com esta confirmação, a FA deixa claro que uma saída de Southgate nunca foi oficialmente debatida. A prioridade da Federação sempre foi manter o treinador, apenas de muitas especulações sobre uma saída. A imprensa do Reino Unido, inclusive, chegou a citar que o alemão Thomas Tuchel e o argentino Maurício Pochetino estavam entre os cotados para assumir o comando, mas nada foi oficialmente comprovado.
Southgate assumiu o comando da Inglaterra após a Eurocopa de 2016 e conseguiu ser um dos semifinalistas da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A Inglaterra ainda foi vice-campeã da Eurocopa em 2021 e na atual edição do Mundial, disputado no Qatar, chegou até às quartas de final. A evolução da equipe com Southgate no comando tem sido bastante aboradada.
O treinador foi o responsável por um processo de verdadeira renovação da equipe inglesa, tendo ainda dado a primeira oportunidade a jogadores que hoje são nomes importantes do elenco como Phil Foden, Jude Bellingham e Bukayo Saka.