O Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, um dos mais tradicionais da Fórmula 1, renovou seu contrato com a categoria para mais quatro etapas. No entanto, Spa entrará na modalidade de rodízio, ou seja, dividir a data na etapa anual com outro circuito.
Desse modo, o circuito deve receber os Grandes Prêmios normalmente em 2025 e 2026 e, a partir de 2027, as corridas realizadas em Spa passam a ser bianuais. Assim, o circuito recebe a Fórmula 1 em 2027, 2029 e 2031.
Spa-Francorchamps é uma das etapas mais tradicionais de toda a categoria e recebe os GPs desde a estreia, em 1950. Recentemente, a pista passou por modificações para melhorar a performance e aumentar a segurança, algo que o atual presidente da FIA, Stefano Domenicali, leva em consideração:
“O GP da Bélgica foi uma das corridas que compuseram o nosso primeiro campeonato em 1950, portanto, ao iniciarmos o ano do nosso 75º aniversário, é apropriado compartilharmos a notícia dessa importante extensão. Spa-Francorchamps é elogiada por pilotos e fãs como uma das melhores pistas do mundo e foi palco de momentos incríveis. Nos últimos anos, ela passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs, e eu gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao governo da Valônia por sua dedicação e apoio”, afirmou.
A pista de Spa é a maior dos circuitos que formam o calendário da Fórmula 1 atualmente, com 7,004 km de extensão e retas longas. O atual vencedor do GP da Bélgica é o heptacampeão Lewis Hamilton, em julho do ano passado, após a desclassificação de seu então companheiro de Mercedes, George Russell.
Junto de Ayrton Senna, ele é o segundo maior vencedor da pista, ambos com cinco vitórias cada. O também heptacampeão Michael Schumacher é o maior vencedor, com seis vitórias.