Na tarde desta terça-feira (29), o Sporting confirmou a extensão contratual do técnico Rúben Amorim até a metade de 2026. Toda a cerimônia foi realizada no Estádio José Alvalade, em Lisboa/POR, sede do time português. Estiveram presentes à imprensa oficial do clube o próprio Rúben Amorim, acompanhado do presidente do Conselho Diretivo e do Sporting, Frederico Varandas. De acordo com o dirigente, renovar o vínculo com o treinador é um momento de muita felicidade.
“Contratamos o Rúben Amorim em março de 2020, estamos em novembro de 2022 e acabamos de renovar o contrato até junho de 2026. Esta renovação demonstra muito como se trabalha no Sporting: com discrição, eficácia e rumo. É também um fortíssimo sinal de como hoje o Sporting é um clube forte e estável, sendo a estabilidade a base de nosso sucesso. Um contrato desta duração obriga sempre que as pessoas que o assinam se revejam a 100% no projeto desportivo e que haja uma confiança extrema em todas as partes. Enquanto presidente do Sporting, só posso estar muito feliz por termos contrato até 2026 com um dos melhores treinadores do mundo e porque vamos continuar a fazer crescer o Sporting.”
Rúben Amorim está no Alvalade desde março de 2020. Sua carreira começou com uma passagem breve na Casa Pia em 2018 e, seis meses depois, foi contratado para comandar o Time B do Braga. Foi levado ao time principal após três meses e ficou apenas quatro meses antes de ser contratado pelo Sporting. Aos 37 anos de idade, o técnico foi responsável por encerrar o jejum dos Leões de 19 anos sem conquistar a Primeira Liga. Além do título do Campeonato Português na temporada 2020-21, a Supertaça de Portugal Cândido de Oliveira em 2021 e duas Taças da Liga (Allianz Cup) em 2021 e 2022. Até o momento, são 126 jogos à frente da equipe, com 87 vitórias, 17 empates, 22 derrotas, 239 gols marcados, 110 tentos sofridos e média de 2,21 pontos conquistados por jogo. Ao falar sobre a renovação, o treinador disse estar feliz e satisfeito por garantir permanência mais ampla no lugar em que quer estar.
“Para qualquer treinador, é muito importante receber a confiança de um clube quando se ainda tem contrato e principalmente no pior momento que vivemos enquanto treinadores do Sporting. No pior momento, o fato de a direção demonstrar interesse em renovar comigo com maior duração é um sinal de grande confiança. Mesmo com os problemas que todas as famílias têm, conseguimos resolver e estamos prontos para mais um ciclo difícil de três anos. Quero agradecer e dizer a todos os torcedores do Sporting que vão ser três anos difíceis, sabemos disso. Vamos ter muitas alegrias e, por vezes, desilusões também. Vamos fazer tudo para que o Sporting seja um clube muito melhor daqui a três anos. Agradeço a confiança, estou muito feliz e estou no lugar onde quero estar.”
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok
Na atual temporada, o Sporting ocupa a quarta colocação no Campeonato Português, com 25 pontos ganhos, 12 atrás do líder Benfica. Na Uefa Champions League, ficou na terceira colocação em uma chave composta por Tottenham, Eintracht Frankfurt e Olympique de Marseille e, por isso, irá disputar a segunda fase da Uefa Europa League contra o Midtjylland na segunda quinzena do próximo mês de fevereiro. A equipe lisboeta volta a entrar em campo às 17h45 desta terça-feira (30), quando irá enfrentar o Farense no Estádio José Alvalade, em Lisboa/POR, em sua estreia na Taça da Liga 2022-23.