— Continua depois da publicidade —
A cidade de Criciúma (SC) será novamente o ponto de partida do circuito brasileiro de skate. Pela quinta vez consecutiva, o município recebe a etapa de abertura do STU National, que neste ano ganha um simbolismo especial: faz parte das comemorações pelo centenário da emancipação político-administrativa da cidade, celebrado em 2025.
Ao todo, 78 skatistas e paraskatistas estão confirmados no evento, incluindo os atuais campeões nacionais, que chegam como os nomes a serem batidos. No Park, os catarinenses Isadora Pacheco e Kalani Konig defendem seus títulos, enquanto no Street os destaques são os paulistas Isabelly Ávila e Ivan Monteiro.
Isadora, que nunca venceu em Criciúma, foi presença constante no pódio nas quatro edições anteriores: foi vice-campeã em 2022 e ficou em terceiro lugar em 2021, 2023 e 2024. Agora, quer quebrar a escrita. “Estar em todos os pódios e voltar como campeã nacional é uma responsabilidade, mas também uma motivação. Quero evoluir, testar linhas novas e quem sabe, finalmente vencer aqui”, disse.
No masculino, Kalani Konig chega embalado. Em 2024, venceu quatro das cinco etapas do Park, incluindo Criciúma. Apenas não subiu no lugar mais alto do pódio em Florianópolis, sua cidade natal. Aos 17 anos, ele já é apontado como possível nome do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. “Quero ser melhor do que fui no ano passado. O título pode ser consequência disso”, afirmou.
Na modalidade Street, Isabelly Ávila traz consigo uma história de superação. Depois de duas cirurgias nos joelhos, uma em 2021 e outra em 2022, ela voltou ao circuito com força total em 2024 e venceu três das cinco etapas — entre elas, a de Criciúma. Aos 20 anos, vive sua melhor fase. “Não vejo como responsabilidade, mas como motivação. Me sinto bem e quero aproveitar esse momento”, declarou.
Já Ivan Monteiro, também no Street, mantém o foco em repetir o bom desempenho do ano passado, quando foi campeão brasileiro com quatro pódios em cinco etapas. Em Criciúma, foi vice. “O objetivo é o mesmo: ser campeão do National. Já sei o que preciso ajustar para tentar vencer aqui”, comentou.
A etapa de Criciúma tem patrocínio master do Banco BV e conta com apoio da Prefeitura de Criciúma, Centenário, Fundação Municipal de Esportes, Red Bull, Heineken 0.0, além da homologação da CBSk e o suporte de entidades como ABPSK, Drop Dead e FCSK.
