Foi no sufoco, na raça, mas o Vasco conseguiu suportar a pressão do Ituano no Novelli Júnior e derrotou os donos da casa por 1 a 0, com gol de pênalti marcado por Nenê logo no começo do primeiro tempo. Com o resultado, o Cruzmaltino termina a Série B na 4ª colocação, com 62 pontos.
O jogo começou da melhor maneira que o Vasco poderia desejar. Logo com dois minutos, Raniel chegou dividindo com o goleiro, a bola sobrou para Figueiredo chutar, e Lucas Dias salvou em cima da linha, mas com a mão. Pênalti e expulsão do defensor do Ituano. Nenê bateu com categoria, deslocando Jeferson Paulino para abrir o placar.
No entanto, a vantagem não fez o Vasco ser o dono do jogo. O Ituano pressionava e tentava o empate. Aos 12, após escanteio, a bola sobrou na entrada da área para Gabriel Barros chutar com desvio para fora. O Cruzmaltino respondeu quatro minutos depois, em cobrança de falta de Nenê, que o goleiro espalmou.
Aos 27, o Ituano quase empatou. Roberto foi ao fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Aylon, que cabeceou pro chão, mas Thiago Rodrigues fez uma defesaça para evitar o empate do Galo. Léo Ceará também tentou de cabeça, e a bola foi para fora. Ainda deu tem de, aos 46, Raniel marcar após cruzamento de Nenê, mas o atacante estava impedido.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira: nervosa e com chances de gol. A primeira foi do Vasco, aos seis. Pec puxou o contra-ataque, fez linda arrancada, tabelou com Nenê e bateu, mas Jefferson Paulino fez milagre para evitar o segundo gol do Vasco. O Ituano respondeu aos nove. Bernardo chutou de fora da área, mas pegou fraco. A bola sobrou para Gabriel Barros, que bateu na pequena área e Thiago Rodrigues fez linda defesa.
A partida ganhou mais contornos de drama aos 11, quando Andrey Santos foi expulso após uma entrada dura em Aylon. Querendo recompor o time, Jorginho sacou Nenê, que não gostou da substituição. A partir daí, o Ituano ficou mais com a bola e o Vasco recuou para garantir o resultado.
Os últimos quinze minutos foram de pressão constante do Ituano. Aos 32, Vinícius Jaú foi à linha de fundo e cruzou na segunda trave. Mario Sérgio, livre, cabeceou para fora, perdendo grande chance. O Galo de Itu apostava na bola aérea. Com 39, Brenner desviou por cima do gol. O Vasco continuou aguentando a pressão para conseguir o tão sonhado acesso à primeira divisão.