Flamengo

Superou as expectativas! Há um ano, Jorge Jesus era anunciado pelo Flamengo

Foto: Divulgação

Após reunião realizada na Espanha, mais precisamente em Madri, o Flamengo definia o substituto de Abel Braga. Há exatamente um ano, o presidente do Rubro-negro, Rodolfo Landim fechava acordo com Jorge Jesus por uma temporada. E não é que caiu nas graças do torcedor. O treinador conseguiu quebrar recordes e conquistou títulos para o clube. Além disso, colocou em questão o futebol brasileiro pela diferença do estilo de jogo adotado do clube carioca em relação aos demais brasileiros, o que foi palco para muitas discussões em programas esportivos.

O técnico estava sem clube desde fevereiro, quando se desligou do Ah-Hilal. As conquistas do português trazia boas expectativas para os torcedores rubro-negros: três campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal, com Benfica e Sporting, respectivamente. Além disso, faturou a Taça da Liga de Portugal cinco vezes ao comandar a Águia. 

Jorge Jesus chegou em meados de junho e começou analisar o time no tempo em que o futebol estava parado por conta da realização da Copa América. Essa análise surtiu efeito. Em 365 dias, esteve à frente do Flamengo em 51 jogos, conquistando 38 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas. Neste período, o treinador de 65 anos levantou cinco troféus: do Campeonato Brasileiro e da Libertadores (2019), Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara (2020).

Em sua coletiva, Jorge Jesus já estava bolando o que estava por vir no em sua chegada. O foco em fazer história em um clube brasileiro era nítido. O torcedor já poderia sentir uma energia diferente que estava circulando na Gávea.

– O mais importante aqui é o Flamengo. Não é o treinador, nem é o jogador. A gente não pode falar de outra maneira neste clube, é ganhar, ganhar e ganhar – disse em seu primeiro contato com a torcida.

Foto: Alexandre Vida/CRF

O trabalho do português vai além das taças. Se resgatou um futebol ofensivo e vistoso no Brasil, que aos poucos caia no esquecimento do torcedor. Comandado por Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, o Flamengo marcou 118 gols nessas 51 partidas, resultando uma média de 2,31 bolas na rede por jogo.

A figura do treinador ganhou tanta importância que no dia 25 de novembro de 2019, foi agraciado com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro pela Câmara de Vereadores da cidade.

Agora, a expectativa que fica é por uma renovação. Sem definição do retorno do futebol mesmo em termos estaduais, é inimaginável que o Flamengo volte a atuar enquanto o contrato atual estiver em vigor – até o dia 20 de junho. Desta maneira, o clube trabalha para que o vínculo com o treinador possa se prorrogar cada vez mais.

Foto: Alexandre Vidal/CRF
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo