Número dois do mundo e vencedora de cinco títulos de Grand Slam, a polonesa Iga Swiatek foi flagrada no exame anti-doping e aceitou uma suspensão de um mês.
A substância proibida foi a trimetazidina, um medicamento para o coração conhecido como TMZ, anunciou a Agência Internacional de Integridade do Tênis nesta quinta-feira.
Swiatek falhou em um teste fora da competição em agosto, e a ITIA aceitou sua explicação de que o resultado não foi intencional e foi causado pela contaminação de um medicamento sem receita, melatonina, que Swiatek estava tomando para problemas com jet lag e sono.
Foi determinado que seu nível de culpa estava “na extremidade mais baixa da faixa para nenhuma falha ou negligência significativa”, disse a ITIA.
A tenista havia sido suspensa provisoriamente entre os dias 22 de setembro e 4 de outubro perdendo três torneios que acabaram contando na sanção agora divulgada. De acordo com a ITIA ela terá mais oito dias a cumprir de suspensão e poderá voltar a jogar já no começo da próxima temporada. A jogadora perdeu a premiação do torneio de Cincinnati torneio logo após o exame ter sido feito.
Swiatek tem 23 anos e venceu o Aberto da França em junho e foi Bronze nas Olimpíadas de Paris no início de agosto.