Ex-técnico do Corinthians e do Olympique Lyonnais, Sylvinho foi anunciado nesta segunda-feira (2) como o novo treinador da Seleção da Albânia. A informação foi confirmada após anúncio da própria Federação Albanesa de Futebol (FSHF) em seu site oficial. Embora pareça surpreendente, a negociação já ocorria há algumas semanas e o ex-jogador tem visibilidade internacional principalmente quando atuava como lateral-esquerdo na Europa, em clubes como Arsenal, Celta de Vigo, Barcelona e Manchester City.
Aos 48 anos, Sylvinho tem apenas as duas experiências citadas no parágrafo anterior como técnico, embora tenha feito parte da comissão técnica de Cruzeiro, Náutico, Corinthians, Internazionale e Seleção Brasileira. Após a Copa América vencida pelo Brasil em 2019, Sylvinho assumiu o comando do Lyon, com Juninho Pernambucano à frente na direção de futebol. O trabalho, porém, não foi muito longe. Três meses depois, veio a demissão do clube francês após três vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 11 jogos. Praticamente dois anos depois, foi contratado pelo Corinthians em maio de 2021. Apesar de conhecer bem o ambiente do clube, onde iniciou sua carreira profissional, sofreu bastante pressão, foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil para o Atlético Goianiense e conquistou a vaga na Taça Libertadores da América em 2022. Porém, com apenas três rodadas do Paulistão, foi demitido após ser derrotado pelo Santos na Neo Química Arena por 2 a 1. Em 43 jogos, foram 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok
O novo técnico da Albânia chega para substituir o italiano Edoardo Reja, que, em três anos e meio, obteve importantes resultados para a seleção europeia e organizou uma renovação de elenco ao contar com bons jogadores nas ligas do Velho Continente. Reja esteve à frente do banco de reservas em 38 partidas, com 14 vitórias, nove empates e 15 derrotas.
Sylvinho será apresentado às 11h da manhã da próxima segunda-feira (9), na Arena Kombëtare, em Tirana/ALB. Sua comissão técnica será formada pelos ex-jogadores Zabaleta e Doriva. Segundo a FSHF, o contrato tem duração até o fim do primeiro semestre de 2024, com ganhos financeiros a depender de resultados e objetivos conquistados, além de premiação extra caso consiga o principal objetivo: colocar a Albânia na fase de grupos da Euro 2024, a ser disputada na Alemanha. Nas Eliminatórias para o principal torneio de seleções do continente, a Albânia está no Grupo E, ao lado de Polônia, Tchéquia, Ilhas Faroe e Moldova. A estreia irá acontecer no dia 27 de março, às 15h45, diante dos poloneses, em local ainda indefinido.