O Barcelona anunciou a contratação do goleiro polonês Wojciech Szczesny, ex-Juventus, nesta segunda-feira. Ele havia confirmado sua aposentadoria dos gramados há um mês atrás, mas voltou atrás da decisão e aceitou o desafio de substituir Ter Stegen, que ficará oito meses afastado por lesão grave no joelho.
– É um momento de maior orgulho. Eu estava honestamente preparado para recuar. Estar aqui nestes primeiros dois dias na cidade e ver como as pessoas me trataram e como isso é importante para elas me fez sentir orgulhoso e parte desta família emocionante. Embora seja uma grande instituição e um grande clube de futebol, tenho sentido o sentimento de família – disse o goleiro, em entrevista ao clube.
O arqueiro polonês, de 34 anos, assinou um contrato de uma temporada com o Blaugrana. Na Catalunha, ele jogará ao lado de Lewandowski que teria ajudado nas negociações. Agora, ele brigará pelo posto de titular com Iñaki Peña, que tem sido utilizado por Hansi Flick com a lesão do alemão.
Szczesny começou sua carreira no Arsenal e foi subindo até virar o goleiro titular da equipe do norte de Londres. No entanto, não permaneceu no posto por muitas temporadas e acabou sendo substituído por David Ospina em 2015.
Ele foi emprestado para a Roma por dois anos, onde fez seu nome dentro do futebol italiano e ajudou a Giallorossi a ficar em segundo na Série A em 2016/2017. Suas atuações chamaram a atenção da Juventus, que trouxe o polonês para ser o substituto de Buffon.
Na Vecchia Signora, inicialmente foi reserva com lendário goleiro italiano no clube, mas após sua saída assumiu o posto de titular da equipe. Neste período, fez 252 partidas com a equipe de Turim e conquistou oito títulos.