Outro lado

Técnico de zebra da Champions larga tudo para lutar contra Rússia na guerra da Ucrânia

Divulgação/Montagem

O técnico ucraniano Yuriy Vernydub, que comandava a equipe do Sheriff Tiraspol da Moldávia, largou seu trabalho para lutar na guerra da Ucrânia contra a Rússia. Aos 56 anos, o treinador ganhou destaque mundial quando sua equipe venceu o Real Madrid por 2 a 1 no Santiago Bernabéu na fase da grupos da atual edição da Champions League.

Após a derrota do Sheriff na segunda fase da Liga Europa para o Braga de Portugal nos pênaltis na última quinta-feira (24), o treinador comentou sobre o conflito armado. Em entrevista coletiva, Yuriy Vernydub avisou sua vontade de voltar para a Ucrânia e manifestou solidariedade ao povo do seu país.

“Tenho esposa, dois filhos, dois netos, irmãos e irmãs vivendo na Ucrânia. Desejo saúde a eles e que esta guerra não os toque. Quando chegar na Moldávia, vou pedir para voltar à Ucrânia. Disse para a minha família que, se eles precisassem de minha ajuda, estaria sempre com eles. Queria deixar algumas palavras de apoio ao povo ucraniano: estou orgulhoso das pessoas que defendem o país “, disse o treinador.

Vernydub assumiu o Sheriff na metade da temporada 2020/21 e se sagrou campeão moldavo com a equipe. Após passar pelas fases prévias da Champions, o time se classificou pela primeira vez para a fase de grupos do principal torneio da Europa na atual edição. Além da surpreendente vitória contra os merengues, o clube também ganhou do Shakhtar Donetsk e terminou em terceiro lugar no Grupo D, o que deu a vaga no mata-mata da Liga Europa.

Além do treinador, o lateral ucraniano do Sporting Gijón, Vasyl Kravets, disse na última sexta-feira (25) que também tem vontade de largar o futebol para defender seu país da invasão russa. Mas diferente do caso de Vernydub, o jogador ainda segue na Espanha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo