Thiago Pereira é um dos maiores nomes da história da natação brasileira, sendo o maior medalhista do Pan e medalhista olímpico ganhando de Phelps.
Já aposentado das piscinas, o ex-atleta agora trabalha no fomento do esporte brasileiro.
O nadador inaugurou mais uma etapa projeto que leva seu nome em Volta Redonda (RJ).
Ele nasceu na cidade do Vale do Aço e as atividades são no Parque Aquático Municipal onde está sua estátua.
Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que praticam natação semanalmente no local e de graça. “Volta Redonda foi sempre o início, onde tudo começou e, obviamente, a cada ano que passa a gente quer crescer o projeto cada vez mais aqui”.
”E também aumentar o número de núcleos, quem sabe levando para outros estados como São Paulo e Santa Catarina, pra atender cada vez mais pessoas”, disse Thiago Pereira.
Os alunos receberam novos materiais do projeto Nadando com Thiago Pereira das mãos do próprio atleta, como toucas, óculos, uniformes e livros. Iniciado em agosto de 2022, o Nadando com Thiago Pereira atende 360 pessoas em 20 turmas e é 100% gratuito.
Thiago Pereira é uma inspiração para essa nova geração e acompanhou muitos jovens que aprendem a nadar na sua cidade natal.
“Saber ganhar, saber perder, saber respeitar o próximo, saber que os nossos sonhos demoram a 1% a cada dia e não é 100% num dia. Tudo isso a gente aprende com o esporte. Então, estou muito feliz de estar aqui junto com vocês e tenho certeza que vai ser um projeto ainda mais maravilhoso.”
Um dos objetivos de Thiago é conscientizar a população sobre o afogamento, disseminando instrumentos que podem ajudar na sua prevenção, como a natação.
Ele próprio é sobrevivente de um afogamento que sofreu aos 2 anos de idade. A natação tem o potencial de ajudar a reduzir o risco de afogamentos acidentais.
O projeto é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Fundação CSN, Vulcabras e Grupo Nossa Senhora do Ó (Viação Urubupungá, Viação Santa Brígida e Viação Cidade de Caieiras), por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também conta com apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda, onde as aulas são realizadas.
Volta Redonda abriga a principal unidade fabril da CSN, a Usina Presidente Vargas, e da CSN Cimentos. A Fundação CSN desenvolve diversos projetos sociais na região e em outras cidades do Brasil, como o Garoto Cidadão.
“A CSN, a Fundação CSN, a SMEL e a Prefeitura de Volta Redonda têm orgulho de dizer que trabalham de braços dados para fazer muitas coisas boas e importantes na cultura e no esporte. No ano passado, a CSN investiu mais de 15 milhões nas instituições e nos projetos aqui em Volta Redonda”, disse André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN.
O Instituto Thiago Pereira tem como objetivo lutar para que o esporte seja de acesso universal, construindo uma sociedade mais saudável; promover os valores do esporte para que sejam disseminados e multiplicados, ajudando a formar os cidadãos do futuro; e trabalhar para que a natação seja uma ferramenta acessível para a prevenção de afogamentos.