Os alunos do projeto Nadando com Thiago Pereira visitaram, nesta quinta-feira (1º), o Festival Olímpico Parque Time Brasil, localizado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP).
Crianças e adolescentes de Volta Redonda (RJ), acompanhados pelos professores, foram recebidos pelo medalhista olímpico, que dividiu suas experiências em quatro edições olímpicas.
O mascote Ginga animou a turma, que além de ver muito esporte, participou de atividades culturais relacionadas à França.
No espaço do COB, os futuros nadadores assistiram às provas olímpicas nos telões, incluindo o duelo entre Rebeca Andrade e Simone Biles na ginástica artística. É a primeira fan fest olímpica fora da cidade-sede dos Jogos em espaços públicos no mundo.
Os jovens de 7 a 17 anos convidados para a viagem à capital paulista têm aulas de natação no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda (RJ). Desde sua inauguração em agosto de 2022, a iniciativa já atendeu 360 pessoas em 20 turmas, promovendo a saúde e o bem-estar por meio do esporte.
“Tenho certeza de que eles adoraram essa vivência olímpica, vendo as disputas nessa mini experiência do que é o maior evento do mundo. Pude conversar com eles e também mostrar um pouco desse espaço maravilhoso. Espero que eles se inspirem não só na natação, mas em todas as modalidades”, disse Thiago Pereira.
A mãe de Thiago, Rose Vilela, acompanhou o grupo e ajudou os professores a dividir as turmas nos passeios e em todas as atividades no Festival Olímpico Parque Time Brasil.
A fan fest conta com o apoio do DC Set Group e da Agência Deponto para a realização do evento, prometendo uma experiência rica e envolvente para todos os visitantes.
O medalhista olímpico em Londres 2012 também foi convidado pela Meta – empresa que gerencia o Facebook – para fazer entrevistas com atletas e personalidades do esporte. O primeiro conteúdo é com a campeã mundial de salto com vara Fabiana Murer.
Em Volta Redonda (RJ), o Nadando com Thiago Pereira recebe crianças que têm as primeiras noções de segurança na água, como aprender a boiar e a respirar debaixo d’água, até meninos e meninas que sonham em repetir os resultados do conterrâneo nas piscinas pelo mundo.
Os alunos recebem tem toda a estrutura no Parque Aquático para aprender a nadar e tudo de maneira gratuita. Entre os nadadores está a jovem Maria Júlia, que já participa do projeto há um ano. A prática da natação não só melhorou seu desempenho físico, como também trouxe benefícios significativos para sua saúde.
O projeto é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Fundação CSN, Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda.
O Instituto Thiago Pereira, responsável pela iniciativa, tem como missão tornar o esporte acessível a todos, promover os valores que a prática esportiva ensina e utilizar a natação como uma ferramenta de prevenção de afogamentos. Thiago Pereira, que é sobrevivente de um afogamento aos 2 anos de idade, sempre enfatiza a importância de saber nadar para melhorar a segurança e o desenvolvimento das crianças.