Fechando as participações brasileiras nas provas de atletismo da tarde deste sábado (7), nas Paralimpíadas de Paris, no Stade de France, Thomaz Ruan de Moraes concluiu a corrida dos 400m da classe T47 em 47s97 e levou a medalha de bronze na modalidade.
O tempo registrado pelo brasileiro na final paralímpica foi sua melhor marca na temporada. Thomaz Ruan assumiu a terceira colocação com tranquilidade e cruzou a linha de chegada atrás apenas dos marroquinos Ayoub Sadni, que cravou 47s16, e Aymane El Haddaoui, com 46s65.
A medalha de bronze consagrou a segunda participação do velocista em Jogos Paralímpicos. A primeira competição do atleta foi na edição de Tóquio 2020, quando Thomaz subiu ao pódio dos 400m T47 ao conquistar a prata.
Após o término das provas do penúltimo dia de competições de atletismo, com a conquista de Thomaz Ruan, o Brasil alcançou a 86ª medalha nas Paralimpíadas de Paris. Até o momento, os brasileiros somaram 23 ouros, 25 pratas e 38 bronzes, ocupando a sexta posição do quadro geral.
O paratletismo brasileiro segue disputando medalhas no último dia de provas. Na madrugada de domingo (8), a partir das 3h15 (horário de Brasília), o país será representado na categoria feminina das maratonas T54 e T12. Na classe T54, Vanessa Cristina e Aline Rocha vão em busca do pódio. Pela classe T12, a maratonista Edneusa Dorta disputa por medalha.