O Botafogo apresentou Tiago Nunes como novo treinador nesta terça-feira no Estádio Nilton Santos. O técnico de 43 anos chega com contrato até o final de 2025, mas com a missão imediata de tentar conquistar o título tão sonhado do Brasileirão na reta final.
– Agradecer a todo carinho que tenho recebido desde o primeiro momento que começaram a gerar as especulações. E também ao Mazzuco, John Textor e Alessandro pela confiança no meu nome. Nesse momento tão importante na história do clube. Me coloco a inteira disposição. Desde o momento que fomos contactados, não pensamos duas vezes. Acreditamos nos jogadores, no projeto. É um grupo de caráter, que trabalha bastante e que está merecendo brigar pelo título – afirmou Nunes.
O primeiro desafio de Tiago pelo Botafogo em busca do título Brasileiro é contra o Fortaleza, quinta-feira, às 19h, no Castelão. O clube é o vice-líder do Brasileirão, com 60 pontos. Uma vitória já coloca o Glorioso na liderança.
+ Botafogo ainda tem motivos para acreditar no título
Período curto de trabalho
“Primeiro de tudo é passar confiança para que esse grupo entenda que o que fez e está fazendo é um trabalho de alto nível. Não podemos apagar uma temporada por causa de cinco ou seis jogos. É um grupo de grande qualidade que se colocou entre as equipes postulantes”.
“É um campeonato longo e todos as equipes oscilam. No início, no meio ou no final. Eu chego de fora, sem envolvimento emocional, e procuro mostrar para os atletas. O objetivo agora é repetir e retomar a confiança dos jogadores para que eles entendam que os resultados negativos muitas vezes não tem só a ver com a performance”.
Retomada
“Eu trabalhei no Ceará, conheço muito bem a equipe do Fortaleza e a dificuldade que é jogar naquele estádio. Teve agora a vitória do Cruzeiro contra o Fortaleza, mas a gente sabe que por característica é muito difícil jogar lá. Também sei que estamos sedentos por uma vitória”.
“Acredito em objetivos curtos. Chegar bem treinado lá, com uma ideia clara de jogo do que a gente quer de proposta coletiva. Cumprir um tempo por vez. A partir disso se adequando ao que o jogo se apresenta. Não diria que está aí toda a retomada de chave, mas é um jogo importante porque é uma partida a mais que os adversários. Precisamos entender também que vamos enfrentar um adversário pressionado que precisa do resultado”.
Time contra o Fortaleza
“Foram momentos difíceis dentro das partidas que acabaram fazer com que a gente não conseguisse sustentar os resultados. A partir daí é ter uma mentalidade ganhaadora, fortalecer os jogadores que já estão. Acredito na repetição. Claro que temos que observar jogo a jogo. Estou avaliando ainda. Tenho mais um treinamento e a partir daí terei uma ideia clara do time”.
Como trabalhar o emocional dos jogadores
“Objetivos curtos. No momento são metas a curto prazo. Começamos a estabelecer pensando em um treinamento por vez e atingir objetivos ali. Temos cumprido isso dia a dia e os atletas estão entendendo. Mostrando também a quantidade enorme de acertos que tiveram dentro da temporada”.