Geral

Tite volta a destacar equilíbrio do Flamengo, após vitória no Fla-Flu

Tite destaca equilíbrio após vitória em Fla-Flu Foto: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Foto: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Após a vitória por 2×0 do Flamengo contra o Fluminense no Cariocão, o técnico Tite voltou a destacar a principal caracterísitca do time no ano: Equilíbrio. O treinador enfrentou pela primeira vez o Tricolor de Fernando Diniz e também destacou as soluções para superar a saída de bola do adversário e impedir a criação de chances.

Perguntado também sobre a condenação de Dani Alves, Tite declarou: “Eu não posso fazer julgamento sem ter todos os fatos e todas as informações verdadeiras a respeito”. Entretanto, o treinador, que trabalhou por anos com o lateral na seleção, não inocentou seu ex-jogador, dizendo que quem errou deve pagar.

Sobre a temática do Flamengo 2024, Tite destacou que não é tão fácil encontrar o equilíbro, quanto muitos pensam. “Na vida, no esporte e em tudo as pessoas acham que é fácil, mas o equilíbrio é difícil. Incluisve porque tem diferentes jogos dentro de um jogo. O primeiro tempo foi equilibrado e no segundo tivemos uma supremacia muito grande e fomos merecedores do placar.”

“Quando eu falo de equilíbrio, é uma equipe que faz mais de dois gols por jogo e é consistente defensivamente. Ela não é boa porque defende. Ela não é boa porque ataca. Ela é boa porque é equilibarada.” – completou Tite sobre os métitos de sua equipe.

O auxilidar técnico e filho de Tite, Matheus Bachi, também esteve presente na coletiva e fez uma análise tática da partida. “Acredito que no primeiro tempo a gente conseguiu manter uma pressão alta por um momento muito grande. E mesmo quando eles conseguiam romper essa pressão, eles não conseguiram ter uma profundidade muito grande. Então a gente conseguia manter o controle, baixar a linha um ‘pouquinho’ e ainda assim fazer com que eles não geressem tantas chances.”

Perguntado sobre uma possível convocação de Pedro, Tite não fechou portas e deixou Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira, à vontade para fazer suas escolha. “Todos os atletas do Flamengo estão dispiníveis para a seleção brasileira. Eu não tenho o direito, absolutamente nenhum como técnico de restringir isso. Sabe por quê ? Porque é uma forma de asceção profissional, de valorização, de objetivo, de direito. Que (o Dorival) faça suas escolhas da forma mais justa.”

Tite, ao ser questinado sobre seus sentimento em relação à condenação de Dani Alves, o ex-treinador do lateral disse que quem errou deve pagar, mas alegou não ter elementos para julga-lo. “Eu não posso fazer julgamento sem ter todos os fatos e todas as informações verdadeiras a respeito. Eu posso falar conceitualmente: todo erro deve ser punido. Agora eu não sou julgador e não tenho todos os fatos. Fora que há uma etapa do profissional que trabalhou comigo e existem outras etapas profissionais e pessoais que ele também excerce. E que esta eu também não conheço e não posso julgar.”

Com as negociações por Léo Ortiz cada vez mais difícies, Tite não fechou portas para a chega de outros reforços para o elenco do Flamengo. “Não só zagueiro, mas em outras posições, pois existem uma série de jogadores selecionáveis e o Flamengo tem que ter a responsabilidade de antecipar situações. Porque precisamos ter jogadores de qualidade e esse é o ônus de uma equipe do tamanho do Flamengo.”

Em um duelo tático inédito entre os dois ex-técnicos da seleção brasileira, Tite traço uma comparação entre seus estilo de jogo e de Fernando Diniz. “Flamengo e Fluminese tem uma ideia muito parecida, as duas equipes gostam da bola, gostam do jogo. Por vezes, uma que alterna ser vertica e incisiva, por vezes outra que joga atraindo para um lado para te induzir e procurar o gol pelo outro. Mas são duas equipes que gostam de jogar futebol, gostam da bola.”

Sobre o golaço do Flamengo marcado por Everton Cebolinha, Tite revelou insipração em outro esporte para treinar jogadas como essa. “Esse lance mostra o princípio do basquete. Muitas vezes você roda a bola de um lado, roda a bola de outro e no rodar de um lado para o outro, tu mexe a marcação do adversário e mexe a cobertura. ENtão é um primeiro movimento, um segundo movimento, um terceiro movimento e essa coordenação nesta sequência de movimentos é muito difícil de fazer. E daqui a pouco tu vai encontrar espaço de infiltração.”

Por fim, Tite explicou um pouco sobre as diferentes posturas da equipe dentro do mesmo jogo e uma das justificativas para isso é o clima muito quente. “Eu particularmente preferia jogar à noite, contra a vontade de toda a comissão técnica. Isso porque você pode acelerar mais à noite, tu cansa menos. Então a marcação pressão alta o time fica mais ‘fresh’ (com mais energia) para fazer. Nós estabelecemos: ‘acelera essa pressão’ (no início), tivemos na eminêncie duas ou três vezes de fazer o gol, e quando der 25 minutos eu vou ver, porque senão afoga (cansaço), esse sol derrete o cara. Então você tem que fazer uma alternância de movimentos de pressão, até porque a qualidade do Fluminense superava a pressão e você não podia ficar exposto, espaçado.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo