A última quarta-feira (16) marcou um dia especial na história do Internacional. Há 25 anos atrás, em 1997, o Colorado se sagrou campeão do mundo de Futebol de Salão. Em casa, no Gigantinho, ginásio que fica ao lado do Beira-Rio, o time gaúcho bateu o Barcelona, da Espanha e levou o troféu inédito após empate no tempo normal e vitória na prorrogação.
A competição, disputada em março de 1997, contava com os principais times do planeta. Por conta de acordos na época, o torneio foi inteiramente realizado no ginásio do Gigantinho, ao lado do Beira-Rio, e com capacidade para, aproximadamente, 16 mil pessoas. Com isso, o Internacional sabia que iria disputar a competição sempre com o apoio massivo de colorados.
Favorito ao título, em função do grande time que tinha, e por jogar em casa, o Internacional iniciou o torneio com tudo, ao golear o Boca Juniors, da Argentina, e a Universidad de Chile. No entanto, em uma desatenção na rodada final, após terminar o primeiro tempo triunfando por 5 a 1, o Colorado levou a virada do Bunga Melati Tilburg, da Holanda, o que custou a liderança.
Para saber tudo sobre o Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!
Antes da semifinal, todavia, veio um dos jogos mais famosos da história do futebol. Sabendo do favoritismo do Internacional, e da segunda colocação no grupo, Barcelona e DiBufala, dos Estados Unidos, entraram em campo para definir a classificação do grupo A. Quem ficasse em primeiro lugar enfrentaria o colorado e, por conta disso, ambos os times fizeram uma partida que beira o inacreditável. Com a clara intenção de não enfrentarem os mandantes, o time espanhol fez dois gols contras e ainda colocou o próprio goleiro para defender a meta inversa, justamente para evitar que o adversário fizesse o mesmo. No fim, a estratégia deu certo, já que o confronto diante do Inter so ocorreu na final, mas, mesmo assim, a elenco voltou para a Europa sem o troféu.
Na semifinal, então, o Internacional goleou o DiBufala por impressionantes 11 a 0 e garantiu a vaga na decisão, justamente diante do Barcelona. Então, em frente a um Gigantinho lotado com mais de 16 mil pessoas, o Colorado fez a partida mais difícil até ali. Após sair vencendo por 1 a 0, o time gaúcho levou a virada e só foi empatar no final do duelo, garantindo a prorrogação. Então, brilharam as estrelas de Manoel Tobias e Vandré, que garantiram o título e a comemoração do Internacional.