Geral

Tom Brady confirma oficialmente sua aposentadoria

Brady anuncia oficialmente sua aposentadoria da NFL
Kyler Zedaker/Tampa Bay Buccaneers

Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers, anunciou oficialmente nesta terça-feira (1) sua aposentadoria da NFL. Em uma postagem no Instagram, Brady disse que “não assumirei mais esse compromisso competitivo.”

“Sempre acreditei que o futebol americano é uma proposta ‘all-in’ – se não houver um compromisso 100% competitivo, você não terá sucesso, e o sucesso é o que eu amo tanto em nosso jogo”, disse Brady em sua declaração no Instagram. “Há um desafio físico, mental e emocional TODOS os dias que me permitiu alcançar meu potencial máximo. E eu tentei o meu melhor nos últimos 22 anos. Não há atalhos para o sucesso em campo ou na vida.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

“Isso é difícil para mim escrever, mas aqui vai: não vou mais assumir esse compromisso competitivo. Eu amei minha carreira na NFL e agora é hora de concentrar meu tempo e energia em outras coisas que exigem minha atenção. Refleti muito na semana passada e me fiz perguntas difíceis. E estou muito orgulhoso do que conquistamos. Meus companheiros de equipe, treinadores, colegas competidores e fãs merecem 100% de mim, mas agora, é melhor deixar o campo para a próxima geração de atletas dedicados e comprometidos.”

Aos 44 anos, Tom Brady se despede da liga com sete Super Bowls, maior número de títulos por um jogador na história em dez aparições. Nove com o New England Patriots, com seis títulos, e depois mais um ao se mudar para o Tampa Bay Buccaneers, aos 43 anos, logo em seu primeiro ano com a equipe.

Em 22 anos, Brady reecreveu o livro dos recordes da NFL. Ele é o líder em passes para touchdown na história (624), mais jardas passadas na história (84.520), 234 vitórias na temporada regular, maior número na história, 35 vitórias em pós temporada, 19 a mais que qualquer quarterback, Joe Montana, o segundo colocado tem 16. Líder em touchdowns (86), jardas passadas (13.049) e passes completos (1.165) na história dos playoffs. 15 seleções para o Pro Bowl, maior na história. Vencedor do Comeback Player of the Year em 2009 e nomeado pela NFL entre os 100 maiores atletas de todos os tempos, e um dos dez na posição de quarterback.

“Minha carreira de jogador tem sido tão emocionante, e muito além da minha imaginação, e cheia de altos e baixos”, disse Brady em seu comunicado. “Quando você está nisso todos os dias, você realmente não pensa em nenhum tipo de final. Enquanto estou aqui agora, no entanto, penso em todos os grandes jogadores e treinadores com os quais tive o privilégio de jogar – a competição foi feroz e profunda, EXATAMENTE COMO NÓS GOSTAMOS. Mas as amizades e relacionamentos são tão ferozes e profundos quanto. Vou lembrar e apreciar essas memórias e revisitá-las com frequência. Eu me sinto a pessoa mais sortuda do mundo.”

Brady disse durante a semana que não queria que está fosse uma “temporada de despedida”.

Executivos e treinadores dos Buccaneers estão se preparando para a aposentadoria de Brady nas últimas semanas, reconhecendo que era mais provável que ele desistisse após a temporada, disseram fontes da equipe à ESPN.

“Para meus companheiros de equipe dos Bucs nos últimos dois anos, eu amo vocês e adorei ir à luta com vocês”, disse Brady em seu post. “Vocês cavaram tão fundo para se desafiarem, e isso me inspirou a acordar todos os dias e dar o meu melhor. Estou sempre aqui para vocês e quero ver vocês continuarem se esforçando para darem o seu melhor. Não poderia estar mais feliz com o que realizamos juntos.”

Em seu anúncio, Brady agradeceu a todos os Bucs, seus patrocinadores, seus agentes e sua família. Enquanto refletia sobre sua carreira, ele não mencionou especificamente seu tempo com os Patriots ou qualquer pessoa dentro da organização em sua declaração, embora mais tarde tenha agradecido à equipe e seus fãs em resposta a uma declaração emitida pelo proprietário dos Patriots, Robert Kraft.

“As palavras não podem descrever os sentimentos que tenho por Tom Brady, nem expressar adequadamente a gratidão que minha família, o New England Patriots e nossos fãs têm por Tom por tudo que ele fez durante sua carreira”, disse Kraft em seu comunicado. “Uma geração de fãs de futebol cresceu conhecendo apenas uma NFL na qual Tom Brady dominava.

“Você não precisava ser um fã dos Patriots para respeitar e apreciar sua competitividade, determinação e vontade de vencer que impulsionaram seu sucesso. Como fã de futebol [americano], foi um privilégio assisti-lo. Como fã dos Patriots, foi um sonho realizando.”

Bruce Arians que junto com Brady levaram os Bucs ao título em 2020, último do quarterback, e o primeiro na história da liga a vencer no seu próprio estádio também divulgou uma mensagem agradecendo o ex-comandado.

“Tom se juntou a nós como o maior jogador de futebol de todos os tempos e rapidamente mostrou a todos em nossa organização o que isso significava”, disse o técnico dos Bucs, Bruce Arians, na terça-feira. “Ele estabeleceu um padrão e ajudou a criar uma cultura que levou nossa equipe ao topo da montanha.

“Foi uma honra ser seu treinador nas últimas duas temporadas. Eu gostaria que não tivesse que terminar, mas poucos jogadores têm a oportunidade de deixar o jogo em seus próprios termos. Ainda menos podem fazê-lo enquanto jogam em um nível de elite. Tom é a exceção. Tenho um profundo apreço e respeito pelo que ele fez por nossa franquia, e desejo a ele e sua família nada além do melhor neste próximo capítulo da vida após o futebol.”

No geral, Brady termina com um recorde de 243-73 na temporada regular e 35-12 nos playoffs.

Brady passou da 199ª escolha no draft de 2000 para substituir o lesionado Drew Bledsoe em 2001 e levar o New England a uma vitória no Super Bowl sobre o favorito Rams naquela temporada.

Brady levou os Patriots a títulos consecutivos do Super Bowl após as temporadas 2003-04. Nenhuma equipe desde então se repetiu como campeã.

Mas o New England não venceria outro por uma década, perdendo duas vezes para o New York Giants no Super Bowl, incluindo uma derrota por 17-14 em 3 de fevereiro de 2008, que impediu os Patriots de completar uma temporada perfeita.

Brady ganhou seu quarto anel após a temporada de 2014. Dois anos depois, no maior retorno do Super Bowl, ele liderou os Patriots em um déficit de 28-3 no terceiro quarto contra o Atlanta Falcons para vencer na prorrogação pelo número 5. No ano seguinte, ele perdeu o título para o Philadelphia Eagles, na partida com o maior número de pontos na história do Super Bowl. Brady conseguiu seu sexto campeonato quando o New England derrotou os Rams após a temporada de 2018.

Ele chegou aos playoffs 19 vezes, ganhou 18 títulos de divisão, foi 10-4 em campeonatos de conferência e 7-3 em Super Bowls.

“Tom Brady será lembrado como um dos maiores jogadores da NFL”, disse o comissário da NFL, Roger Goodell, em comunicado divulgado na terça-feira. “Um competidor e líder incrível, sua carreira estelar é notável por sua longevidade, mas também pela excelência sustentada que demonstrou ano após ano.

“Tom fez todos ao seu redor melhores e sempre parecia estar à altura da ocasião nos maiores momentos. … Ele inspirou fãs em New England, Tampa e em todo o mundo com uma das maiores carreiras da história da NFL. Foi um privilégio para vê-lo competir e tê-lo na NFL. Agradecemos a ele por suas muitas contribuições ao nosso jogo e desejamos a Tom e sua família tudo de melhor no futuro.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo