Campeonato Mineiro

Tombense vira diante do Villa Nova e garante título do Troféu Inconfidência em Muriaé

Tombense conquista o Troféu Inconfidência de 2023
Foto: Reprodução/YouTube/N Sports

O Gavião Carcará é o grande campeão do Troféu Inconfidência! Após vencer em Nova Lima, no jogo de ida da Final, por 2 a 1, o Tombense voltou a vencer o Villa Nova neste sábado (1), no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, com direito a um jogo bem movimentado, e uma virada com o placar de 3 a 2 ao time de Tombos.

O torneio mata-mata, que reúne entre 5º até o 8º lugar da fase geral, dá direito de vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte ao campeão. Com a conquista, o Tombense voltará a disputar a competição nacional por mais um ano, através da conquista inédita da competição.

O JOGO

PRIMEIRO TEMPO

Na primeira etapa, a movimentação tomou conta de ambos os lados. O Tombense se demonstrou superior durante todo o tempo, com melhor criação e perigo para a meta de Gabriel Parra. Apesar da superioridade, o Leão do Bonfim buscou sua reação perante a desvantagem do agregado, o atacante Dodô abriu o placar com um golaço, aos 35 minutos, após falha de Wesley, que deixou sobrar ao jogador alvirrubro.

Aos 46 minutos, o torcedor villanovense viu a esperança crescer cada vez mais. O jovem Eduardo Thomasel ampliou para o Leão do Bonfim, após boa armação de ataque, com cruzamento de Paulino ao atacante na pequena área, para mandar pro fundo do gol. Com o resultado de 2 a 0, o Villa passava à frente no agregado, e levava o título para Nova Lima.

Diante do cenário, o Tombense buscou a reação para diminuir o placar, e sair novamente à frente novamente pela taça. Daniel Amorim, artilheiro do Mineiro, aproveitou a sobra, após disputa de bola com a bola em cruzamento para a área, e diminuiu aos 49 minutos. O lance foi polêmico, devido ao toque no braço de Roger Carvalho antes da sobra de bola para Daniel. O VAR analisou após nove minutos de paralisação, e confirmou o gol.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o Villa Nova tentou retornar à partida com mais ofensividade, para recuperar o prejuízo no agregado, entretanto, foi o Tombense quem conseguiu construir seus objetivos. Aos 9 minutos, Matheus Frizzo recebeu de Marcelinho e mandou de canhota para dentro do gol, empatando a partida, e virando o placar pelo título, ampliando a vantagem.

Com o resultado, o Leão do Bonfim se abriu mais na busca pelos dois gols, enquanto o Tombense se segurava e desfrutava de possíveis aberturas do clube de Nova Lima. Ao ‘apagar das luzes’, o time de Tombos carimbou sua conquista, após Frizzo novamente receber livre na frente, desestabilizando a defesa e embalando para dentro do gol, para virar o placar e decretar o título.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS E CENÁRIOS

Com a conquista, o Gavião Carcará se garante para mais uma competição nacional em 2024, mas agora volta seus focos para o Campeonato Brasileiro da Série B, e para a própria Copa do Brasil deste ano, quando terá o Palmeiras na terceira fase da competição, com a ida em São Paulo, e decidindo em Muriaé.

Após o vice-campeonato, o Villa Nova se despede da temporada de 2023 e já começa a priorizar seus focos para o próximo ano, quando terá o Campeonato Mineiro, e o Brasileirão Série D em 2024, com a vaga conquistada na primeira fase. O Leão ficará em ‘stand-by’ para uma possível vaga na Copa do Brasil do próximo ano, mesmo com a perca do título.

O Leão conseguirá se classificar para a copa, caso algum dos clubes da capital (Atlético, América e Cruzeiro) conquiste vaga para a Libertadores da próxima temporada, ou caso o próprio Tombense seja campeão da Série B de 2023.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo